Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Escola de Cães Guia

 


A ideia de uma Escola de Cães-Guia para Cegos tomou forma em 1995. Nessa altura, Portugal era o único País europeu, além do Luxemburgo, a não ter esse apoio técnico para cidadãos deficientes visuais.

Foi um projecto que resultou da vontade das pessoas que de alguma forma estavam envolvidas na problemática da deficiência visual que, com a promoção da Escola Beira Aguieira, propuseram à Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), à Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e à Câmara Municipal de Mortágua, um conjunto de parcerias para formular uma candidatura a um Projecto Comunitário.

Após a aprovação da candidatura, iniciou-se a construção das instalações da Associação em Chão do Vento, salientando-se o apoio extra projeto dado pela Câmara Municipal de Mortágua. Em 1997, 2 Técnicos entretanto seleccionados, partiram para França, envolvidos num curso de Educadores de Cães-Guia para Cegos promovido pela Federação Francesa de Escolas de Cães Guia.

No inicio do ano de 1999, foi formada a primeira dupla Cego-Cão Guia com Augusto Hortas a receber a Camila , a primeira cadela educada em Portugal.

O fim do ano marcava também o final do Programa Horizon.

Uma nova etapa começava para a Escola de Cães-Guia, que separando-se da Escola Profissional Beira Aguieira tal como o previsto no próprio Projecto, deu origem a uma Associação sem fins lucrativos, chamada Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) que se constitui como Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 30 de Dezembro de 1999, tendo como Sócios Fundadores, a própria Escola Beira Aguieira, a Câmara Municipal de Mortágua, a DREC, a ACAPO e o IEBA, para além de vários sócios individuais.

Entretanto e para além da Formação e da construção dos edifícios, hoje sede da Associação, elaborou-se um dossier exaustivo para conseguir a publicação de legislação específica que consagrasse a acessibilidade destes animais nos espaços públicos, e foi assim que foi publicado o Dec. Lei 118/99 de 14 de Abril, entretanto já revogado pelo 74/07 de 27 de Março.

Hoje, a ABAADV, mais conhecida como Escola de Cães Guia de Mortágua, continua a ser a única entidade do género em Portugal e tem fortes ligações à comunidade mortaguense, mas fruto do seu âmbito nacional, tem conseguido desenvolver uma rede de apoios e parcerias com comunidades portuguesas no estrangeiro, com empresas e instituições espalhadas pela região e pelo País.

Com sede no lugar do Chão do Vento, Freguesia do Sobral, Concelho de Mortágua, a Escola de Cães Guia, formou já cerca de 160 duplas cego / cão guia, que entregou gratuitamente aos respectivos utilizadores, que de norte a sul de Portugal, conseguiram com esta ajuda técnica, uma melhoria importante na sua qualidade de vida e na sua integração social.

A Escola de Cães Guia, naturalmente cresceu, em instalações e naquilo em que é a sua mais valia: as pessoas que ali trabalham. Uma Equipa multidisciplinar ( 1 Director Técnico / Medico Veterinário; 3 Educadores; 1 Responsável pela Angariação de Fundos; 1 Pré Educador; 2 Administrativos; 1 Tratador; 1 Responsável por Orientação & Mobilidade, vários prestadores de serviços em outras áreas funcionais e muitos voluntários ) que permite que a ABAADV permaneça em constante evolução técnica, sendo uma Entidade Certificada ( ISO 9001).

Tem actualmente a ABAADV aproximadamente 500 sócios e já prestaram a sua contribuição voluntária mais de 120 famílias, enquanto Famílias de Acolhimento, de onde resaltam várias dezenas delas residentes no Concelho de Mortágua, e num espaço geográfico compreendido essencialmente entre Viseu, Coimbra e Bairrada.

A nível institucional, a Escola de Cães Guia tem apoios da Segurança Social, da Câmara Municipal de Mortágua, da Federação Francesa de Escolas de Cães Guia e da Guyding Eyes de Nova Iorque.

É membro efetivo da Federação Internacional de Escolas de Cães Guia para Cegos e é Membro Fundador da Federação Europeia de Escolas de Cães Guia, bem como do Grupo de Estudo Internacional de reprodução canina, iniciado já em 2015 em Clermont Ferrand.

Tem relações de parceria e grande cumplicidade com a ACAPO e com o Clube Portugês de Utilizadores de Cães Guia, bem como com a comunidade mortaguense do Luxemburgo e comunidades portuguesas de New York e New Jersey.

Ao longo da sua existência tem tido sempre como Missão, a promoção social do cidadão portador de deficiência visual, através da melhoria da sua autonomia e qualidade de vida.

Sendo uma associação de Mortágua com o fruto do seu trabalho espalhado por todo o País e com muitas relações internacionais, congratula-se em ser hoje também um contributo para a divulgação e promoção da sua Terra.

 

Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual

Chão de Vento | 3450-333 Mortágua

E-mail: geral@caesguia.org // http://www.caesguia.org
Tel: 231 920978

Fax: 231 920979

 

 

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar IPSS | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site