Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Jardim Escola João de Deus de Mortágua

 

 

Onde fica? 
O Jardim Escola João de Deus fica situado no Centro da Vila de Mortágua, na R. Dr. Anibal Dias.

O que é?
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Apoio à Infância. Integra a rede dos 32 Jardins Escolas João de Deus distribuídos por diversos pontos do País, uma Escola Superior de Educação, um Museu Bibliográfico Pedagógico e Artístico e uma Casa Museu onde viveu e faleceu o Poeta João de Deus.

Respostas Sociais

  • Uma Creche;
  • Um Jardim de Infância com Serviços de Apoio à Família e;
  • Um Centro de Actividades de Tempos Livres.

 

Objectivos
Proporcionar às crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade, condições adequadas ao seu desenvolvimento global ( creche); Proporcionar às crianças dos 3 anos aos 5/6 anos actividades pedagógicas e de animação sócio educativa (Jardim de Infância com Serviços de Apoio à Família); Proporcionar às crianças a partir dos 5/6 anos, actividades de animação sócio cultural no horário extra escolar.

Actividades
Para além das actividades que integram a componente pedagógica das diversas valências, há ainda a considerar as actividades que se revestem essencialmente de uma componente lúdica de tempo livre e informal. Estas actividades têm como grande objectivo o apoio às famílias.

Funcionamento
O Jardim Escola encerra apenas no mês de Agosto e funciona diariamente das 7 h e 45 m às 19 h. Este horário integra a componente educativa e a componente de apoio à família.

Admissão
São aceites inscrições até ao mês de Maio do ano referente à matrícula, o que não impede novas admissões durante o ano em curso. A matrícula faz-se através do preenchimento de um ficha disponibilizada pela Instituição e da entrega dos documentos comprovativos dos rendimentos auferidos no ano transacto. A admissão aos Serviços faz-se com facilidade, as mensalidades “ são estudadas para custarem o mínimo de encargos aos Pais de acordo com o rendimento do seu agregado familiar”

O Ambiente
“João de Deus Ramos, considerava que a criança aceitará melhor a escola se a “fisionomia” arquitectural desta se assemelhar à sua própria casa. A adaptação faz-se assim mais facilmente e atenta-se, também, a que a escola seja à escala da criança, para que esta se sinta como em sua casa. João de Deus Ramos preocupava-se muito com o edifício: rejeitava os corredores longos e as escadas, aconselhava cores suaves, janelas grandes, espaço suficiente, mas não demasiado. A decoração era confiada a artistas, mas deveria ser discreta. O Edifício deveria ser circundado por um jardim, sem vizinhos demasiado próximos.

No plano físico, pretendia um ambiente muito alegre, luminoso e florido” ( Associação de Jardins Escolas João de Deus – Regulamento Interno dos Jardins Escolas). E é assim o Jardim Escola João de Deus de Mortágua, que João de Deus Ramos legou às Crianças e às Famílias do Concelho, conforme vontade do Benemérito Dr.ª Anibal Dias que lhe doou algum do seu Património, em homenagem à sua filha D. Maria Isabel Festas

Pessoal
O Jardim Escola é composto por uma Equipa que integra quatro Educadoras de Infância, uma animadora sócio – cultural, quatro Auxiliares de Acção Educativa, uma Cozinheira, três Auxiliares de Serviços Gerais e um Jardineiro.

Imprimir Imprimir
  

[ voltar IPSS | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site