Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
abril de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Santa Casa da Misericórdia de Mortágua

 

Onde fica?
A Santa Casa da Misericórdia fica situada na Rua da Gandarada, em Mortágua, mesmo ao lado do Centro de Saúde

O que é?
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social

Grupos – Alvo

  • Crianças e Jovens
  • Idosos
  • Dependentes

Respostas Sociais:

Centro de Actividades de Tempos Livres

O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL),situado na Rua Dr. Basílio Lopes Pereira, n.1, Gândara, é uma resposta social de natureza socioeducativa que tem como principais objetivos permitir a cada criança ou jovem, através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade; criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança ou jovem, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um assim como favorecer a comunicação entre família/escola/comunidade/Misericórdia.

Esta resposta social funciona de 2ª a 6ª feira entre as 08h às 19h.

Serviço de Apoio ao Domicilio – (extensivo a todo o Concelho)

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com sede na Rua Dr. António José Branquinho da Fonseca, é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados a pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de isolamento, dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas nem a realização das atividades instrumentais da vida diária. É uma resposta para pessoas que não disponham de apoio familiar, ou para situações cuja retaguarda existente seja insuficiente.

Esta resposta social presta apoio a cerca de 90 utentes e funciona sete dias por semana das 08h00 às 21h00.

Centro de Dia 

Resposta Social, (complementada com o Serviço de apoio Domiciliário) desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de Serviços ( alimentação, higiene pessoal da habitação e da roupa, animação sócio – cultural, cuidados de saúde, etc.) que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio – familiar;

Atualmente dá resposta a 24 utentes.

Esta resposta funciona de segunda à sexta-feira entre as 08h e as 18h.

Lar para Idosos 

Resposta social desenvolvida num equipamento de alojamento colectivo de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia.

Esta resposta social tem capacidade para 55 utentes e funciona todos os dias 24h por dia.

Unidade de Cuidados Continuados Integrados

Esta unidade foi inaugurada a 6 de Novembro de 2006 como projecto piloto a nível nacional, envolvendo numa parceria a Santa Casa da Misericórdia, A Administração Regional de Saúde e Centro Distrital de Segurança Social. Surgiu da necessidade de dar respostas integradas e articuladas de saúde e segurança social, de natureza preventiva, recuperadora e paliativa, às pessoas idosas com dependência funcional, de doentes com patologia crónica múltipla e de pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final de vida. Esta Unidade está integrada na Rede de Cuidados Continuados Integrados, articulando a política de saúde e a política de Segurança Social.

A Santa Casa tem em funcionamento duas Unidades: - Unidade de Longa Duração ou Manutenção, com capacidade de 12 camas - Unidade de Média Duração ou Reabilitação, com capacidade de 15 camas.

Unidade de Longa Duração ou Manutenção -é uma unidade de internamento, de carácter temporário ou permanente, para prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.

Unidade de Média Duração ou Reabilitação - é uma unidade de internamento, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável. O período de internamento na unidade de média duração e reabilitação tem uma previsibilidade superior a 30 e inferior a 90 dias consecutivos.

Creche

A Creche, situada na Rua da Cerâmica, Gândara, é uma resposta social de natureza socioeducativa, para acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período de impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto.

Esta resposta social funciona de 2ª a 6ª feira entre as 7h45m às 19h.

Lar Residencial

O Lar Residencial, situado na Avª do Reguengo, Cruz de Vila Nova, é uma resposta social que visa prestar apoio, permanente ou temporariamente, a pessoas com deficiência mental ou multideficiência, em situação de ausência familiar permanente ou temporária (por morte, doença ou incapacidade dos progenitores ou familiares, ou sem qualquer suporte familiar).

Tem acordo de cooperação para 22 utentes e capacidade para 24.Esta resposta social é específica a indivíduos com deficiência, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos até aos 65 anos, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, ter acesso aos cuidados essenciais para a sua segurança e bem-estar.

Cantina Social

A Cantina Social surge como resposta a uma necessidade que decorre da atual conjuntura socioeconómica, que resultou no protocolo de colaboração no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar entre a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e o Instituto de Segurança Social, IP

A Cantina Social tem como objetivo suprir as necessidades alimentares de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições.

 

Outros Serviços : (Para se inscrever, dirija-se à receção da Unidade de Cuidados Continuados Integrados.)

Fisioterapia

A Santa Casa possui ainda um Centro de Reabilitação Física – Fisioterapia, que para além de prestar apoio aos utentes das diversas valências, está também aberta à comunidade.

Funciona todos os dias úteis das 9h00 / 12h30 - 14h00 / 18h00;

Rede Local de Intervenção Social (RLIS)

A RLIS é um serviço de proximidade que valoriza a atuação em parceria com outras entidades, com vista a informar, aconselhar e encaminhar indivíduos e/ou famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social, apoiando-os na aquisição e/ou no fortalecimento de competências e promovendo a sua autonomia pessoal, social e profissional. Surge de uma parceria entre o Instituto de Segurança Social, I.P. e a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua surgiu o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS), que abrange todo concelho de Mortágua.

É objetivo do SAAS, assegurar o atendimento e acompanhamento social a pessoas e famílias que precisam de ajuda e orientação para resolver os seus problemas, mobilizando os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

O atendimento ao público é assegurado por técnicos em horário das 9h00 às 17h00, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, aberto a qualquer cidadão do concelho de Mortágua.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua é ainda parceira do programa Rede Social, na medida de politica social Rendimento Social de Inserção, na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e no Conselho Municipal de Segurança.

 

http://www.scmmortagua.pt/

Imprimir Imprimir
  

[ voltar IPSS | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site