Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Turismo 

Partilhar   

“Lampantana” vai ter direito a Confraria. Apresentação pública decorrerá no mês de Maio.

2018-04-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Mortágua vai ter uma Confraria da Lampantana, tendo já sido celebrada a escritura pública de constituição. A criação da Confraria é a concretização de uma ideia/projeto que nos últimos anos foi ganhando força e que contou com o incentivo e apoio da Câmara Municipal.

Durante vários meses foi desenvolvido um trabalho preparatório por uma comissão instaladora, que conduziu à aprovação dos Estatutos.

A Confraria será uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, e terá a responsabilidade de promover a Lampantana no país e no estrangeiro, enquanto património gastronómico local, realçando o seu significado histórico, o seu interesse cultural, turístico, económico; promover a divulgação, investigação e preservação deste património gastronómico nos seus variados aspetos (receituário, modo de confeção tradicional, produtos usados, relações com a arte popular, história, usos e costumes das populações); zelar pela sua autenticidade; bem como organizar a realização de eventos, encontros gastronómicos, ou apoiar iniciativas, que contribuam para promover este ex-libris da gastronomia de Mortágua.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que a criação da Confraria representa um passo da maior importância na afirmação e promoção da Lampantana, enquanto valor cultural, patrimonial, económico e turístico. “Uma entidade como a Confraria pode ter aqui um papel extraordinário, desenvolvendo todo um conjunto de iniciativas relacionadas com a preservação, divulgação e promoção deste produto ex-libris do concelho. Não tenho dúvidas de que a Confraria será um forte contributo no sentido de dignificar e elevar cada vez mais o nome da Lampantana, conferindo-lhe um estatuto e uma projeção maior, na medida em que estará focada neste produto. Além disso, há o prestígio que advém da admissão de personalidades públicas, dos mais variados domínios da sociedade, que serão embaixadores da Lampantana”.

Confrades Fundadores, Efetivos e de Honra

Os associados da Confraria tomam a designação de “Caçoilos” no caso dos homens e “Caçoilas” no caso das mulheres, numa alusão ao recipiente de barro onde tradicionalmente é assada a Lampantana. Podem ser “Caçoilos” e “Caçoilas” quaisquer cidadãos e/ou pessoas, nacionais ou estrangeiras, desde que apreciados os seus méritos e sejam propostos por três “Caçoilos” à Direção, que por sua vez submete à Assembleia Geral para aprovação, pela maioria dos seus membros.

Estão previstas três categorias de sócios. São considerados Sócios fundadores, as pessoas singulares ou coletivas, que formaram a comissão fundadora da Confraria, ou seja, aqueles que assinaram a escritura pública de constituição da Confraria e participaram nas eleições dos primeiros Órgãos Sociais.

Os Sócios Efetivos podem ser pessoas singulares ou coletivas propostas por três caçoilos, devendo a sua admissão ser confirmada por deliberação da Assembleia Geral.

Os Sócios de Honra são cidadãos e/ou pessoas coletivas públicas ou privadas, de reconhecido mérito, propostos pela Direção à Assembleia Geral, mediante aprovação por maioria de dois terços desta.

Os símbolos da Confraria são o Traje, a Insígnia, o Estandarte, o Logótipo, e o Cajado de Entronização. O uso do Traje e da Insígnia é obrigatório nas reuniões do Capítulo e nas atividades de representação da Confraria. O Capítulo é a celebração máxima da atividade da Confraria, reúne uma vez por ano, sendo o momento escolhido para a entronização de novos sócios.

Em breve terá lugar a eleição dos Órgãos Sociais. No mês de maio terá lugar a reunião do primeiro Capítulo, que será também o momento da entronização dos Sócios Fundadores, bem como da apresentação pública da Confraria.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
Enoturismo. Sociedade Agrícola Boas Quintas e Turismo de Portugal celebraram contrato de financiamento. 2018-03-23
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19
Mais de 700 séniores do concelho visitaram Parque Nacional da Peneda-Gerês2018-07-13
Comércio Local. ACIBA promove “White Friday” na sexta-feira.2018-07-11
Marchas Populares saíram à rua numa noite plena de cor, luz e alegria2018-07-10
Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão anuncia água mais barata2018-07-04
Primeiro-Ministro presidiu ao lançamento da 1ª fase de requalificação do IP3 entre o Nó de Penacova e Mortágua (Lagoa Azul) 2018-07-04


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site