Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Gala de apresentação da Equipa Continental UCI Miranda-Mortágua

2018-02-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A equipa de ciclismo Miranda-Mortágua fez a sua apresentação oficial no passado dia 10, no Centro de Animação Cultural. Perante cerca de centena e meia de pessoas, subiram ao palco, um a um, os 12 atletas que integram a equipa, que este ano, pela primeira vez, está a disputar o escalão Continental.

Foram apresentadas as características e o currículo de cada atleta. Depois, cada atleta falou dos objetivos da equipa para a presente temporada, em que vão competir com a elite do ciclismo nacional e com alguns dos melhores ciclistas internacionais. Todos os atletas mostraram a sua determinação em atingir os objetivos estabelecidos pelo mister Pedro Silva, e tentar ser uma surpresa entre os grandes, com humildade, entrega e grande espírito de união.

Após 18 anos dedicados à formação, o Velo Clube do Centro faz história e vê a sua equipa de ciclismo dar um salto de gigante ao passar para o estatuto de Equipa Continental UCI, e continuando a aposta no ciclismo de formação.

Pela primeira vez, uma equipa de ciclismo de estrada do distrito de Viseu e do Interior, vai competir nas principais provas do calendário nacional, com destaque para a Volta a Portugal, além da Volta ao Algarve, Volta ao Alentejo, e de algumas provas internacionais.

A equipa é composta por 12 atletas, tendo transitado da época anterior Francisco Campos (Campeão Nacional Sub-23), Jorge Magalhães, Hugo Nunes e Gonçalo Carvalho. António Barbio, Nuno Meireles, Tiago Leal, José Sousa, Damien Cordeiro, João Rocha, Pedro Teixeira, Artur Chaves (ex-Campeão Nacional de Cadetes), são os outros reforços. António Barbio (ex-Efapel) e Nuno Meireles (ex-Equipo Bolívia),são os dois profissionais que foram contratados, o limite permitido para as Equipas Continentais de Formação.

Da equipa técnica fazem parte Daniel Sousa (massagista), os mecânicos Hélder Silva e Carlos Ribeiro. Na Direção Desportiva estão Xavier Silva, Valter Sousa e Pedro Silva, presidente do Velo Clube do Centro e diretor desportivo da Miranda-Mortágua.

António Barbio regressa a uma casa que bem conhece, onde militou durante as épocas 2012 e 2014. “Acho que é um projeto motivador e o lugar certo para conseguir levar adiante a minha carreira”. Sobre os colegas que vai ter ao seu lado, referiu: “São dos melhores ciclistas jovens que temos em Portugal, eu posso transmitir-lhes alguma da minha experiência, porque tenho mais alguns anos de ciclismo, vou tentar ajudá-los, mas naturalmente também quero ter as minhas oportunidades e alcançar vitórias”.

O Diretor Desportivo, Pedro Silva, referiu que este momento representa o culminar de um trabalho duro e persistente ao longo dos anos. Quanto aos objetivos, são moderados e realistas, sabendo que a equipa não pode ombrear com os grandes emblemas do World Tour. ”Não sentimos pressão, não temos medo de arriscar, o que é uma vantagem”.

Pedro Silva referiu que o Clube evoluiu bastante nos últimos anos, fazendo uma aposta a nível desportivo, logístico e da imagem. Entre os investimentos destaca-se a aquisição de um camião-oficina de 12 toneladas e 11 metros de comprimento, que irá apoiar a equipa já a partir da Volta ao Alentejo. O técnico afirmou que toda a equipa (ciclistas, staff de apoio, diretores) está preparada para a temporada 2018 e manifestou total confiança no valor dos seus atletas.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, felicitou a equipa Miranda-Mortágua por ter sido uma das equipas que subiu ao escalão Continental. “Já era uma excelente equipa de Clube, já reunia dos melhores ciclistas de formação, e neste momento tem aqui um novo desafio, bem medido e ponderado. É uma equipa estável, com um staff muito profissional, que está entregue em boas mãos, com pessoas experientes que saberão fazer destes jovens o melhor possível, fazer deles grandes ciclistas. É um projeto que tem tudo para dar certo”. O responsável da F.P.C. desejou a maior sorte a Pedro Silva e à sua equipa, aos patrocinadores, e agradeceu o apoio continuado que o Município de Mortágua tem dado a este projeto.

Em nome da empresa Miranda & Irmão, líder mundial em componentes de transmissão para bicicletas e principal patrocinador da equipa, o Administrador João Filipe Miranda congratulou-se com a subida da equipa ao escalão Continental. Um novo desafio ao qual a empresa quer responder com a qualidade e inovação que coloca na sua atividade de fabricante de componentes para bicicletas. Exemplo disso é a nova pedaleira, “mais leve e muito mais robusta” que os ciclistas vão ter ao seu dispor. João Miranda referiu que esta parceria com a equipa de ciclismo do Velo Clube do Centro “é importante para demonstrar que os nossos produtos estão testados no terreno, que são levados ao limite e vencem etapas com os campeões”.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, referiu que este era “um momento único e um marco no desporto mortaguense”, ter uma equipa na elite do ciclismo nacional. Destacou o trabalho de rigor, exigência e liderança de Pedro Silva, uma característica que tinha enquanto ciclista e que agora transmite aos seus pupilos.

O Presidente da Câmara afirmou que o Clube, ao longo destes 18 anos de existência, tem sido “uma escola de formação por excelência e uma escola de campeões”, lembrando os vários campeões nacionais que passaram pelo Clube e títulos alcançados.

Júlio Norte sublinhou que a fasquia está agora mais elevada e manifestou a sua confiança no êxito deste projeto corporizado por Pedro Silva, assente numa equipa jovem de muito valor. “Nós temos muita esperança nestes jovens e acreditamos muito neste projeto. São atletas muito jovens, que naturalmente vão crescer com esta experiência ao mais alto nível, porque vão viver um sonho, estar a competir com atletas da Volta à França, da Volta a Espanha”, afirmou.

Deixou também uma palavra de reconhecimento para a empresa Miranda & Irmão, referindo que sem o seu apoio este projeto seria mais difícil de concretizar.

Júlio Norte referiu que o Município de Mortágua está de corpo e alma com este projeto, neste novo e ambicioso desafio, ao qual desejou o maior êxito. O Município de Mortágua é um dos principais patrocinadores da equipa, estando representado nas camisolas e viaturas de apoio.

“Os Mortaguenses vão sentir muito orgulho ao ver o nome de Mortágua na Volta a Portugal e noutras provas internacionais, e todos vamos vibrar com estes jovens a darem-nos grandes alegrias”, finalizou.

A sessão terminou com uma homenagem de Pedro Silva ao ciclista Joaquim Silva, que esteve no Velo Clube do Centro durante quatro anos, sendo “um dos melhores homens que por aqui passaram, um dos grandes ciclistas presentes no pelotão internacional”, mencionou o dirigente. “Esta homenagem encerra o trabalho que fazemos de há 18 anos para cá”, concluiu. O ciclista agradeceu e avançou: “Estes jovens estão no melhor lugar que podiam para crescer como ciclistas e pessoas”.

Na presente temporada, além da participação nas provas de estrada do calendário nacional, o Velo Clube do Centro irá organizar a Maratona BTT, no dia 27 de Maio, e o Prémio de Ciclismo de Mortágua, no mês de Agosto e a contar para a Taça de Portugal.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
III Grande Prémio Anicolor levou ao pódio três ciclistas da equipa Miranda - Mortágua2018-05-24
Sociedade Agrícola Boas Quintas (Mortágua) arrecadou dois Diplomas Ouro2018-05-23
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, preside à abertura da Expomortágua2018-05-23
Confraria da Lampantana realizou primeiro Capítulo e entronizou Confrades Fundadores2018-05-22
Mérito. New Terracota distinguida como Empresa Gazela`20172018-05-22
Apresentação do Rali de Mortágua. Emoção e espetáculo estão prometidos para os dias 27 e 28 de abril.2018-04-20
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
“Lampantana” vai ter direito a Confraria. Apresentação pública decorrerá no mês de Maio. 2018-04-05
Concurso de Ideias de Negócios. Mortágua venceu a final da CIM Região de Coimbra. 2018-03-26
Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) foi o 3.º melhor Sub-23 nas Aldeias do Xisto 2018-03-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site