Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

2018-01-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu no passado dia 23. Na reunião, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, fez um balanço dos danos resultantes do incêndio de 15 de outubro e da ação desenvolvida pelo Gabinete de Crise, criado pelo Município. Para além do apoio às vítimas ao nível das necessidades básicas em bens e serviços, e apoio psicossocial, o Gabinete efetuou a inventariação das perdas e danos a nível de habitações, tecido socioeconómico, e prestou apoio aos agricultores na informação e elaboração das candidaturas.

Júlio Norte agradeceu, mais uma vez, a todas as entidades que estiveram envolvidas no combate ao referido incêndio, bem como no apoio e assistência às vítimas, designadamente Bombeiros, GNR, Santa Casa da Misericórdia, Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde, Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, entre outras. 

Noutro ponto da ordem de trabalhos, o CLAS deliberou, sob proposta do Presidente da Câmara, que fossem endereçados convites à Associação Humanitária dos Bombeiros, GNR e Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, para integrar aquele Órgão da Rede Social. Foi também analisado o pedido de integração no Órgão manifestado pelo Núcleo Local de Inserção, que foi aceite. Desta forma, o CLAS deverá ficar com 25 representantes, caso venha a confirmar-se a adesão das entidades convidadas.

Nesta reunião foi feita uma análise à cobertura da rede de serviços e equipamentos da Rede Social do concelho, em termos de número de utentes, taxa de utilização, capacidade da resposta social, área territorial de intervenção, serviços prestados, e abordadas as prioridades de investimento na área social para 2018.

Foi feito um ponto da situação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, que tem como entidades mediadoras a nível local a Santa Casa da Misericórdia e Fundação Balmar. Este programa tem como finalidade apoiar indivíduos e/ou famílias que se encontrem em situação de carência económica, consistindo o apoio na entrega de géneros alimentares e ou bens de primeira necessidade.

O CLAS aprovou ainda a proposta do Núcleo Executivo quanto ao cronograma de trabalho a desenvolver para o ano de 2018.

Esta reunião serviu também para divulgar a resposta social Acolhimento Familiar para Pessoas Idosas e Adultas com Deficiência, que consiste em integrar, temporária ou permanentemente, em famílias consideradas idóneas, pessoas idosas ou pessoas adultas com deficiência.

Todas as propostas apresentadas foram aprovadas por unanimidade.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
18º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua realiza-se sábado, a contar para a Taça de Portugal2018-08-16
Estreia exemplar da Miranda-Mortágua na Volta a Portugal2018-08-13
Volta a Portugal. Gonçalo Carvalho mantem 3.ª posição da Classificação Geral da Juventude2018-08-10
“Tasquinhas” em contagem decrescente 2018-08-10
Francisco Campos conquista 7.º lugar em sprint vigoroso2018-08-07
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto presidiu à abertura da XXVIII Festa da Juventude e XX Feira das Associações 2018-08-15
Manifest`Art divulga trabalho e criatividade dos Artistas Locais na Festa da Juventude2018-08-14
Miranda-Mortágua estreia-se na Volta a Portugal otimista e com boas expectativas 2018-07-30
Mais de 700 séniores do concelho visitaram Parque Nacional da Peneda-Gerês2018-07-13
Ciclismo. António Barbio (Miranda-Mortágua) mantém comando da Geral da Taça de Portugal2018-07-03


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site