Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
fevereiro de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Montaria Solidária teve uma elevada adesão de caçadores

2018-01-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Organizada pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua, a Montaria realizada no passado dia 21 de janeiro registou uma elevada adesão de caçadores, tendo sido distribuídas 80 portas. Esta terá sido mesmo uma das maiores montarias da Associação em termos de número de participantes envolvidos, incluindo monteiros, mochileiros, matilheiros, “postores”, colaboradores.

Para tanto contribuiu seguramente a causa solidária da mesma, cuja receita obtida reverteu a favor das obras de reconstrução do edifício-sede da Associação de Caça e Pesca de Mortágua, que ficou muito danificado no incêndio de 15 de outubro de 2017.

O resultado final saldou-se em 7 javalis abatidos, tendo escapado mais alguns, um sinal de que existe uma população significativa e que estes animais terão procurado outras zonas de abrigo após os incêndios.

Antes do almoço-convívio, procedeu-se ao leilão de 5 dos animais abatidos, que rendeu cerca de 400 euros. Um dos animais foi oferecido à Associação da Felgueira, como agradecimento pela cedência das suas instalações para a realização do almoço-convívio, e outro foi sorteado entre os participantes através da venda de rifas.

Este ano, devido aos danos sofridos nas instalações da Associação de Caça e Pesca, a concentração, o Taco e o Almoço-Convívio decorreram na Associação da Felgueira, que cedeu graciosamente as suas instalações, nomeadamente o salão e a cozinha.   

O serviço gastronómico esteve a cargo de uma equipa de colaboradoras da Associação, que confecionou uma Lampantana, um ex-libris da gastronomia mortaguense, que fez as delícias dos participantes. O convívio e a gastronomia local são aliás outros dois atrativos para quem anda nas montarias, sendo que o principal é o ato da caça em si mesmo.

Reconstrução do edifício-sede

Esta montaria reverteu a favor das obras de reconstrução do edifício-sede da Associação. As instalações sofreram elevados danos, nomeadamente na área administrativa, cozinha e sala de convívio, na sequência do incêndio de 15 de outubro de 2017. Os prejuízos estão calculados em cerca de 100 mil euros e só numa pequena parte estão cobertos pelo Seguro. “O seguro dá para cobrir perto de 30% do orçamento da obra, não é suficiente. Estamos a contar com o apoio do Município, dos associados, ao mesmo tempo vamos fazendo estas iniciativas para tentar angariar mais alguma verba”, explicou Miguel Ramalho, da Direção da Associação.

Presente no evento, o Presidente da Câmara manifestou a disponibilidade do Município para apoiar a obra de reconstrução, do ponto de vista técnico e financeiro, uma vez que estes danos em edifícios associativos não são enquadráveis nos programas de apoio que foram criados pelo Governo. Neste momento a Associação está a funcionar provisoriamente num espaço da antiga escola primária de Mortágua, cedido pelo Município.

Entretanto, a Associação decidiu suspender a caça menor, limitando a sua atividade à caça de predadores e javalis, como forma de garantir a sobrevivência e reprodução das espécies que estão em maior risco.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Nelo Winter Challenge. Os melhores da Canoagem Mundial em Mortágua2018-02-15
Proteção Civil Municipal. Mais de 300 ninhos da vespa asiática eliminados na área do concelho em 20172018-02-14
Gala de apresentação da Equipa Continental UCI Miranda-Mortágua2018-02-12
Carnaval Escolar. “Heróis” foi o tema escolhido para este ano.2018-02-09
Concluída empreitada. Pavimentação de arruamentos da povoação da Gândara.2018-02-05
Tradição. Crianças cantaram as “Janeiras”2018-01-09
Crianças da Escola Básica de Mortágua receberam livros como prenda de Natal2017-12-18
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site