Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Delegação de Deputados da Assembleia da República, do Partido Socialista, reuniu com o Presidente da Câmara

2018-01-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No âmbito das suas Jornadas Parlamentares, uma delegação de Deputados do Partido Socialista esteve em Mortágua na manhã do dia 22, tendo reunido com o Presidente da Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou a presença da delegação parlamentar socialista, composta por 12 Deputados, e sublinhou a importância dos Deputados virem até ao interior, ao país real.

Júlio Norte fez um balanço das consequências dos incêndios no concelho, em termos de habitações e atividades económicas afetadas. E enalteceu a forma como o Governo agiu após a catástrofe, destacando o papel do Primeiro-Ministro, do Ministro da Agricultura, do Ministro do Planeamento, bem como da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Dra. Ana Abrunhosa.

Ainda relativamente ao tema dos incêndios, Júlio Norte manifestou a sua preocupação face à recente legislação que dá até 31 de maio para os municípios procederem à limpeza das faixas de gestão de combustível, no caso dos privados o não fazerem. Júlio Norte alertou que os municípios não têm meios para se substituir aos privados no cumprimento dessa obrigação, para além de que não é fácil identificar os proprietários em muitos casos. O cadastro florestal foi aliás outra das preocupações que manifestou, defendendo que o projeto-piloto que vai ser aplicado nos concelhos que foram atingidos pelos incêndios em junho devia ser igualmente aplicado aos concelhos que foram atingidos pelos incêndios de outubro.

O Presidente da Câmara deu também conta do investimento municipal que está a ser feito na ampliação do Parque Industrial, na ordem dos 5 milhões de euros, destacando a tecnologia de ponta de algumas unidades industriais que estão já instaladas e outras em fase de instalação, nomeadamente na área do vidro plano, metalomecânica e farmacêutico.

Aproveitou ainda a presença dos Deputados para falar de outros assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento da região, nomeadamente das acessibilidades. Júlio Norte referiu-se ao estado do IP3 e sensibilizou para a necessário de se fazer a requalificação do itinerário, nomeadamente ao nível da melhoria do pavimento, drenagem, sinalização, por forma a prevenir e a reduzir a sinistralidade naquela via. Quanto à futura autoestrada, alertou para a influência dos lobbies políticos, defendendo que a decisão politica que vier a ser tomada deve resultar de um processo transparente.

Por último, focou a questão da Barragem do Lapão, cuja resolução se arrasta há mais de uma dezena de anos. Júlio Norte pediu o apoio dos Deputados no projeto de reabilitação da barragem e destacou a forma interessada e empenhada como o Ministro da Agricultura tem acompanhado este dossiê, tendo inclusive visitado a barragem no final de dezembro.

A deputada Idália Serrão agradeceu a receção do Presidente da Câmara e referiu que o principal objetivo destas deslocações aos municípios “é ouvir os autarcas”, as suas preocupações, nomeadamente as que têm a ver com os problemas e as respostas encontradas depois dos incêndios, “mas também conhecer e ver quais são as oportunidades do Interior”. “E Mortágua, como pudemos ouvir, é uma terra de oportunidades, um concelho com uma taxa de desemprego muito baixa, onde há grandes investimentos em curso, empresas a fixarem-se, o que é digno de se assinalar”, acrescentou.

Mostrou ainda a sua satisfação pelas palavras do Presidente da Câmara, que destacou a prontidão, eficácia e colaboração do Governo após a tragédia dos incêndios, o apoio que tem sido prestado pelos vários Ministérios e serviços da Administração Central.

No final da reunião, os Deputados visitaram as obras de ampliação do Parque Industrial, bem como uma das unidades industriais (Pellets Power) que foi atingida pelos incêndios de Outubro passado.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
III Grande Prémio Anicolor levou ao pódio três ciclistas da equipa Miranda - Mortágua2018-05-24
Sociedade Agrícola Boas Quintas (Mortágua) arrecadou dois Diplomas Ouro2018-05-23
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, preside à abertura da Expomortágua2018-05-23
Confraria da Lampantana realizou primeiro Capítulo e entronizou Confrades Fundadores2018-05-22
Mérito. New Terracota distinguida como Empresa Gazela`20172018-05-22
Apresentação do Rali de Mortágua. Emoção e espetáculo estão prometidos para os dias 27 e 28 de abril.2018-04-20
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
“Lampantana” vai ter direito a Confraria. Apresentação pública decorrerá no mês de Maio. 2018-04-05
Concurso de Ideias de Negócios. Mortágua venceu a final da CIM Região de Coimbra. 2018-03-26
Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) foi o 3.º melhor Sub-23 nas Aldeias do Xisto 2018-03-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site