Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Espetáculo “A Branca de Neve” encantou toda a família

2017-12-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Quem não conhece a famosa história da Branca de Neve e dos sete anões? Ela atravessa várias gerações e permanece intemporal no nosso imaginário desde a infância.

Foi esta bela história que subiu no passado domingo ao Centro de Animação Cultural, representada pela Companhia Rituais Dell Arte. A apresentação do espetáculo inseriu-se na programação natalícia promovida pelo Município, que oficialmente teve início no passado dia 1 de dezembro, com a ligação das tradicionais iluminações de rua nesta época festiva.

Cerca de 400 pessoas, entre filhos, pais e avós, assistiram ao espetáculo musical-teatral, que teve duas sessões, com entrada gratuita. Sendo um espetáculo dirigido especialmente às crianças, tratou-se sobretudo de um espetáculo para toda a família. As crianças deixaram-se encantar com a candura e inocência da Branca de Neve, e soltaram gargalhadas com as peripécias doAnão Comilão, Anão Zangado, Anão Trapalhão e Anão Feliz, os seus grandes amigos do Reino da Floresta.

Em vários momentos os atores interagiram com a plateia e até uma criança foi convidada a subir ao palco para participar numa das cenas.

A história é bem conhecida de todos nós. A Rainha Antonieta, madrasta da Branca de Neve, não tem com quem falar, portanto só lhe resta o seu Espelho Linguarudo, que só consegue dizer a verdade. “Espelho Linguarudo, espelho meu; há alguém mais belo do que eu?” A esta pergunta o Espelho respondeu “Há sim. É a Branca de Neve!”.
Furiosa, a Rainha pede ao Corcunda Raimundo que faça desaparecer para sempre a Branca de Neve.
Algum tempo depois, quando descobre que Branca continua viva, a Rainha disfarça-se de velha e leva alguns frutos (envenenados) para lhe oferecer sob pretexto de que concedem desejos. Esta depois de comer uma linda maça vermelha cai num sono profundo, do qual só o beijo de um príncipe encantado pode salvá-la.

Como acontece em todas as histórias de encantar, no final o bem vence o mal. A maldição é quebrada, a Branca de Neve e o Príncipe viveram felizes para sempre!.

Esta é uma história que fala do valor da amizade, da bondade, da pureza dos sentimentos, em contraponto ao egocentrismo, à vaidade, à inveja, personificados na figura da rainha. E como noutras histórias de encantar, mostra que há uma criança em cada um de nós, mesmo quando adultos, e que a fantasia, a imaginação e o sonho são parte essencial das nossas vidas.

No final, as crianças foram chamadas ao palco para se juntar ao elenco e cantar uma das músicas do espetáculo.

A Branca de Neve é um conto de fadas originário da tradição oral alemã, que foi compilado pelos Irmãos Grimm e publicado entre os anos de 1812 e 1822, num livro com várias outras fábulas, intitulado "Kinder-und Hausmärchen" ("Contos de Fada para Crianças e Adultos"). Tem semelhanças com outro conto tradicional - “A Cinderela”, que foi precisamente o espetáculo exibido o ano passado no mesmo espaço, também no âmbito da programação de Natal.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
III Grande Prémio Anicolor levou ao pódio três ciclistas da equipa Miranda - Mortágua2018-05-24
Sociedade Agrícola Boas Quintas (Mortágua) arrecadou dois Diplomas Ouro2018-05-23
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, preside à abertura da Expomortágua2018-05-23
Confraria da Lampantana realizou primeiro Capítulo e entronizou Confrades Fundadores2018-05-22
Mérito. New Terracota distinguida como Empresa Gazela`20172018-05-22
Apresentação do Rali de Mortágua. Emoção e espetáculo estão prometidos para os dias 27 e 28 de abril.2018-04-20
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
“Lampantana” vai ter direito a Confraria. Apresentação pública decorrerá no mês de Maio. 2018-04-05
Concurso de Ideias de Negócios. Mortágua venceu a final da CIM Região de Coimbra. 2018-03-26
Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) foi o 3.º melhor Sub-23 nas Aldeias do Xisto 2018-03-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site