Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua.

2017-11-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, encerrou a visita à Unidade Pastoral de Mortágua com uma deslocação aos Bombeiros Voluntários de Mortágua, onde teve lugar a celebração da Eucaristia. À sua chegada, D. Virgílio Antunes, que se fez acompanhar pelos Párocos locais (Padre António José Correia e José Francisco Tomás), foi recebido por uma Guarda de Honra do Corpo Ativo, e recebeu cumprimentos do Presidente da Direção e do Comandante dos Bombeiros, bem como do Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, que se associaram à receção oficial ao alto dignitário da Diocese.

A celebração eucarística decorreu no salão polivalente do Quartel, que se encontrava repleto de gente, estando ainda representadas as várias Irmandades do concelho com os respetivos estandartes.

Na homília, D. Virgílio Antunes referiu-se ao trágico acontecimento (incêndios) ocorrido no passado dia 15 de outubro e que atingiu o concelho de Mortágua e toda a região, e aproveitou para felicitar a onda de solidariedade, não só material, económica, mas também a solidariedade marcada pelo coração, pelos sentimentos, por uma atitude de amor. “Nos corações dos homens, sejam cristãos fiéis ou não, há esta força da luz de Deus que ilumina, orienta, empurra para estas atitudes características da nossa condição humana e também da nossa condição de cristãos”, afirmou.

A esse propósito evocou o exemplo e lema dos bombeiros, dizendo: “Estamos uma casa onde porventura esta palavra de solidariedade tem um significado maior”. D. Virgílio Antunes afirmou que “as Corporações de Bombeiros são constituídas por homens e mulheres com um coração grande, que olham para o próximo, para o seu semelhante, como alguém a quem se deve dedicar, a quem se deve amar, ao serviço do qual deve pôr a sua vida”. Enalteceu ainda o papel e a ação desempenhados por outras instituições e organizações da comunidade local, como as IPSS`s, o Município, que também têm no seu ideal ou missão o serviço ao próximo, o apoio aos mais necessitados, a promoção do bem comum.

No final da cerimónia, D. Virgílio Antunes foi convidado a proceder à bênção de quatro viaturas que entraram ao serviço no corrente ano, sendo duas ambulâncias de transporte de doentes não urgentes, uma ambulância de socorro e um carro de combate a fogos florestais.

Ao longo de duas semanas, Virgílio Antunes percorreu todas as paróquias da Unidade Pastoral de Mortágua, contactou com as comunidades paroquiais, Grupos e Movimentos da Igreja, celebrou Eucaristias. Em paralelo, cumpriu um programa de cariz social, que incluiu visitas a instituições do Concelho que prestam apoio social (Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Centro Balmar, Lar da Cruz, Escola de Cães-Guia), ao Agrupamento de Escolas, ao Centro de Saúde, Bombeiros Voluntários, e a várias empresas do concelho.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
18º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua realiza-se sábado, a contar para a Taça de Portugal2018-08-16
Estreia exemplar da Miranda-Mortágua na Volta a Portugal2018-08-13
Volta a Portugal. Gonçalo Carvalho mantem 3.ª posição da Classificação Geral da Juventude2018-08-10
“Tasquinhas” em contagem decrescente 2018-08-10
Francisco Campos conquista 7.º lugar em sprint vigoroso2018-08-07
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto presidiu à abertura da XXVIII Festa da Juventude e XX Feira das Associações 2018-08-15
Manifest`Art divulga trabalho e criatividade dos Artistas Locais na Festa da Juventude2018-08-14
Miranda-Mortágua estreia-se na Volta a Portugal otimista e com boas expectativas 2018-07-30
Mais de 700 séniores do concelho visitaram Parque Nacional da Peneda-Gerês2018-07-13
Ciclismo. António Barbio (Miranda-Mortágua) mantém comando da Geral da Taça de Portugal2018-07-03


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site