Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Dia do Diploma distinguiu esforço e mérito dos alunos

2017-11-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 3 a cerimónia pública e solene do Dia do Diploma, que representa simbolicamente o reconhecimento do mérito e esforço dos alunos.

A Sessão decorreu no polivalente da Escola Secundária e contou com a presença dos vários agentes da comunidade educativa (Professores, Funcionários, Alunos, Encarregados de Educação), além das Entidades Municipais

Como tem acontecido desde a instituição oficial deste dia, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Mortágua, foram também convidados a participar nesta cerimónia, que assinala o fim de uma etapa e o início de uma nova etapa no desenvolvimento e formação dos alunos.

Neste dia de especial significado para a comunidade educativa, procedeu-se à entrega de diplomas aos alunos que concluíram o 12ºano, tendo sido convidados os Diretores de Turma a acompanhar os alunos nesse ato.

A cerimónia ficou ainda marcada pela entrega dos Prémios de Mérito Dr. Assis e Santos aos melhores alunos de cada ciclo de ensino (4º, 6º, 9º e 12º ano). Estes prémios são atribuídos pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e visam distinguir os alunos que obtiveram melhor aproveitamento em termos de avaliação interna (4º e 6º ano) ou notas finais (9º e 12ºano). Coube aos representantes da Associação de Pais, Professores e elementos da Mesa de Honra, proceder à entrega do respetivo diploma.

No uso da palavra, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, felicitou os alunos premiados, bem como os professores, as famílias, a comunidade educativa em geral, que lhes proporcionaram as condições e ferramentas para alcançarem o mérito. Ana Valente transmitiu a mensagem de que “o esforço vale sempre a pena”, no entanto deixou um conselho: Não devemos pautar a nossa conduta na escola como na vida, em procurar colecionar títulos, mas sim sermos o melhor que conseguirmos”. “O mérito deve ser reconhecido antes de mais por vós próprios. A consciência de terem dado o vosso melhor terá de ser sempre o mais importante prémio de satisfação”, disse.

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, afirmou que este dia celebra a conclusão de uma etapa importante na vida dos alunos “com o bom sabor do dever cumprido”. “Sabemos que cada diploma encerra uma história própria, de sonho, mas também de luta, de pequenos e grandes momentos que juntos tivemos a felicidade de partilhar e que permanecerão para sempre nas nossas vidas”, disse.

Fátima Potró afirmou que cabe aos jovens rasgar novos mares, fazer novas descobertas, abrir caminho ao futuro, o que exige determinação, exigência, capacidade para enfrentar os desafios. A finalizar, pediu aos alunos para acreditarem no seu valor, nas suas capacidades, nos seus sonhos. “Continuem a inspirar o futuro”.

Em representação dos estudantes, Rafael Vicente congratulou-se pelos colegas que alcançaram o mérito e por todos os que são exemplo de dedicação e esforço. “Sinto-me feliz pelos colegas que iniciaram uma nova etapa na construção do seu futuro, quer na Universidade quer já no mercado de trabalho”. E deixou esta nota final: “O sucesso é construído e conquistado, o que exige determinação, empenho e coragem, para enfrentar os desafios”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, saudou todos os presentes e felicitou os diplomados e premiados. Afirmou que é importante celebrar o Dia do Diploma, “porque transmite a mensagem de que o esforço é sempre recompensado, sendo um exemplo e um incentivo para outros alunos”.

Deu conhecimento de alguns dados muito positivos, que evidenciam o bom desempenho dos alunos e a qualidade da formação ministrada. Desde logo, todos os alunos que concluíram o 12ºano e concorreram ao Ensino Superior, conseguiram ingresso, sendo que 71% entraram na primeira opção e 86% no somatório da 1ª e 2ª opção. “Significa que fizeram uma opção consciente, mas também que tiveram uma formação sólida e notas que lhes permitiram entrar”, disse.

Por outro lado, a grande maioria dos alunos (quase todos) que terminam os Cursos Profissionais, têm conseguido entrar no mercado de trabalho após o respetivo estágio, sendo até disputados por algumas empresas.

Rui Parada deixou uma palavra de agradecimento à Associação de Pais e Encarregados de Educação, bem como de reconhecimento ao casal Tino, enaltecendo o seu exemplo de trabalho, esforço, dedicação aos outros e partilha, que tem sido um lema de vida.

E a finalizar, formulou votos de um grande futuro a todos os alunos, tanto nos estudos como na vida profissional. “Eu sei que vão ter sucesso, porque vocês têm competências e reúnem as condições para serem excelentes profissionais”.

O Presidente da Câmara Municipal dirigiu cumprimentos ao Diretor do Agrupamento, à Associação de Pais, e demais elementos da Mesa, e saudou toda a comunidade educativa ali presente, onde se encontravam Professores, Funcionários e Pais. Saudou depois todos os alunos diplomados, referindo que “o Dia do Diploma” significa um dia de realização e futuro. Júlio Norte lembrou que ter um diploma, uma qualificação certificada, será fundamental na vida futura dos alunos, seja qual for a profissão que venham a escolher.

O Presidente da Câmara destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Mortágua, traduzido em bons resultados, apontando como exemplo o primeiro lugar no ranking do 4º ano a nível do distrito. Destacou também os excelentes resultados a nível dos Cursos Profissionais do Secundário, em que praticamente todos os jovens têm conseguido entrar no mercado de trabalho e garantido o seu futuro. “É um sinal de que a escola está no caminho certo, dando resposta quer à realização pessoal dos alunos quer também às necessidades do concelho em termos do tecido empresarial”. E frisou que esses bons resultados são fruto de um “trabalho de equipa”, envolvendo Agrupamento, Município, Associação de Pais, Famílias.

Júlio Norte dirigiu depois palavras especiais e um abraço sentido para os “Tinos”, que num momento familiar difícil, estavam ali mais uma vez a cumprir o seu compromisso com os alunos. “O vosso exemplo, a vossa vitalidade, a vossa alegria, dá-nos alento para continuar e não regatear esforços em prol do futuro destes jovens”.

A finalizar deixou palavras de incentivo e esperança. “Nós estamos a passar por uma situação complicada, em que precisamos todos de dar as mãos. Estou certo que iremos renascer e ficar mais fortes. E são estes jovens que vão dar o maior contributo para tornar este concelho cada vez melhor. Eu acredito em vós, felicidades para todos”.

A cerimónia ficou ainda marcada pela entrega dos “Prémios Tinos”, uma iniciativa louvável do casal mortaguense Abraltino e Albertina Lobo. Na sua sexta edição, este prémio demonstra não só a sua generosidade e espírito altruísta, mas também a sua confiança nos jovens e o valor que dão à educação e formação na construção do seu futuro e da sociedade. Com a humildade e simplicidade que os caracteriza, Tino Lobo referiu que este era um gesto de boa vontade e não eram necessários agradecimentos, porque sentiam muito gosto e alegria por atribuir este prémio. O “Prémio Tinos”, no valor pecuniário de 1000 euros, distingue o melhor aluno do 12ºano. A premiada foi a jovem Maria Francisca Tavares de Oliveira, do Curso Científico-Humanísticos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua. 2017-11-15
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua promoveu ação de sensibilização para a prevenção do cyberbullying 2017-11-14
Mortaguense residente em Guadalupe recebeu Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas2017-11-03
Bispo da Diocese de Coimbra foi recebido nos Paços do Concelho. Iniciou hoje visita à Unidade Pastoral de Mortágua 2017-11-02
Fim de Semana da Lampantana atraiu milhares de visitantes, da região e doutros pontos mais distantes do país. 2017-10-31
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site