Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Fim de Semana da Lampantana atraiu milhares de visitantes, da região e doutros pontos mais distantes do país.

2017-10-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Decorreu nos passados dias 27, 28 e 29 mais um Fim de Semana da Lampantana. Na sua oitava edição, o evento gastronómico, promovido pelo Município, em parceria com o setor da Restauração e Hotelaria do concelho, deu a provar esta iguaria do concelho rica de história e tradição, sabores e saberes, passados de geração em geração.

É preciso dizer, antes de mais, que este ano o evento decorreu num contexto particularmente difícil, estando ainda bem presente na memória a tragédia dos dias 15 e 16 de outubro, que afetou parte significativa da população. Havia naturalmente algum receio quanto à adesão de clientes, nomeadamente de residentes do concelho. No entanto os números (ainda provisórios) apontam para um total de doses vendidas muito semelhante à edição transata, o que traduz um excelente resultado.

Vários restaurantes confidenciaram que tiveram as suas salas repletas de clientes nos três dias, não sentindo qualquer diferença em relação à edição transata.

Ao todo foram 14 os restaurantes do concelho que associaram-se à organização do evento, alguns dos quais participaram pela primeira vez. O Município de Mortágua, além da promoção do evento, ofereceu o vinho que acompanhou as refeições, Vinho do Dão com a chancela e qualidade da Sociedade Agrícola Boas Quintas, de Mortágua.

O festival gastronómico voltou a atrair muitos visitantes de vários pontos da região e do país, desde aqueles clientes que já são presença habitual no evento ano após ano, até àqueles que vêm experimentar pela primeira vez, movidos pela curiosidade.

Gerações mais novas já se renderam a este prato tradicional

Quem visita os restaurantes nestes dias do evento gastronómico, encontra casais, mas sobretudo famílias inteiras e até várias famílias à mesma mesa, reunidas pela amizade e também por culpa desta iguaria.

Pedro Oliveira e a sua esposa, residentes na Figueira da Foz, participaram pela primeira vez no evento. “Vimos no jornal e ficámos curiosos em saber como é que era, nem sequer conhecíamos o nome de Lampantana”.

António Costa, de Tondela, juntou a família e veio até Mortágua para saborear a Lampantana, pelo segundo ano consecutivo. “A Lampantana não se come em lado nenhum a não ser aqui em Mortágua. O paladar é muito bom, é diferente do que se come noutros locais, para melhor”.

José Seixas e a esposa vieram do Porto, com o fito específico de saborear a Lampantana. “Todos os anos venho almoçar a Lampantana a Mortágua. Mas ao festival em si é a primeira vez. É um prato que adoramos, até já fazemos em casa“.

Pedro Gil e a restante família vieram do concelho vizinho de Anadia. “Na nossa zona também temos os Negalhos, mas a Lampantana é diferente em termos de textura e sabor da carne”. As novas gerações também já se renderam ao prato: “Os nossos filhos também apreciam, têm outros pratos no menu mas preferem a Lampantana”.

À mesa encontrámos alguns grupos de ingleses que vivem em Mortágua e que quiseram experimentar este prato. “Maravilhoso, é um prato muito agradável. O vinho também é de excelente qualidade”, disse-nos Karen Maybin.

No final do repasto os clientes foram convidados a preencher um cupão, que permite avaliar a proveniência e o grau de satisfação dos clientes relativamente à confeção, qualidade, serviço. Além disso, habilita a um sorteio, sendo o prémio uma caixa de Vinho do Dão da série especial “Lampantana”. O premiado será divulgado nos próximos dias, em simultâneo com a entrega dos diplomas aos restaurantes participantes.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, destaca a união de vontades e esforços, de Município e restaurantes, em torno de um objetivo comum, que é promover o concelho nas suas vertentes de gastronomia, património e cultura, ao mesmo tempo contribuindo para dinamizar vários sectores da economia local que beneficiam da realização do evento, desde restaurantes, talhos, padarias, supermercados, produtores agrícolas.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua. 2017-11-15
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua promoveu ação de sensibilização para a prevenção do cyberbullying 2017-11-14
Dia do Diploma distinguiu esforço e mérito dos alunos2017-11-07
Mortaguense residente em Guadalupe recebeu Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas2017-11-03
Bispo da Diocese de Coimbra foi recebido nos Paços do Concelho. Iniciou hoje visita à Unidade Pastoral de Mortágua 2017-11-02
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site