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Linha da Beira Alta. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas visitou obras em curso entre o Luso e Trezói.

2017-10-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, efetuou no passado dia 28, uma visita às obras de manutenção e modernização em curso na Linha da Beira Alta, no troço entre o Luso (Mealhada) e Trezói (Mortágua).

A Infraestruturas de Portugal está a desenvolver uma intervenção de renovação integral de via, incluindo a intervenção de drenagem do Túnel de Trezói, no troço entre os quilómetros 58,3 e 65 da Linha da Beira Alta.

A obra representa um investimento global de 5,8 milhões de euros.

Nesta visita, que aconteceu no dia em que se assinalaram 161 anos sobre a inauguração do caminho-de-ferro em Portugal, o Ministro que tutela as obras públicas esteve acompanhado pelo Presidente das Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes, Diretor da Gestão da Rede Ferroviária da Infraestruturas de Portugal, António Viana, entre outros responsáveis da empresa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, além de representantes das duas empresas que estão a executar os trabalhos (Ferrovial e DST).  A viagem pelo troço intervencionado foi feita numa máquina que recorre a moderna tecnologia (câmaras) para inspeção da catenária e via, tendo técnicos da IP dado explicações sobre o tipo e a finalidade dos trabalhos que estão a ser realizados e  se prevê estar finalizados até ao final do corrente ano. Estes trabalhos decorrem em interregnos de poucas horas ao dia de semana, aumentando aos fins-de-semana, de forma a não prejudicar a circulação ferroviária.

A intervenção, que representa um investimento global de 5,8 milhões de euros, tem como objetivo a renovação integral da superestrutura de via existente, com a colocação de novos carris, travessas, fixações e balastros, assegurando a integração destes equipamentos no âmbito do projeto de modernização da Linha da Beira Alta.

No Túnel de Trezói, além dos trabalhos de renovação da superestrutura da via, está a ser realizada uma importante intervenção de melhoria do sistema de drenagem (implantação de um dreno central e drenos transversais na zona de entrada do túnel), por forma a garantir uma eficiente capacidade de escoamento das águas pluviais. Em anos anteriores era recorrente haver interrupções na circulação de comboios devido a inundações neste túnel, obrigando ao transporte alternativo em autocarros entre Pampilhosa e Mortágua.

Os trabalhos ao nível da renovação da via incluem a substituição do armamento de via em toda a extensão do troço, inclusive dentro dos túneis; a regularização de barras em todo o troço a intervencionar, a colocação de Aparelhos Carriladores a montante e a jusante de cada ponte (das Várzeas, do Meligioso, de Trezói), bem como a implantação de sistemas de drenagem.

No âmbito da estabilização de taludes estão a ser executados trabalhos de regularização e/ou reperfilamento de taludes, consolidação de taludes através de betão projetado, pregagens ou ancoragens e redes pregadas, e a renovação dos sistemas de drenagem.

Estas intervenções de manutenção e requalificação da rede ferroviária inserem-se num programa de investimentos de modernização que visam garantir a segurança e adequados níveis de fiabilidade da infraestrutura de via, que se encontra, em alguns troços, em fim de ciclo de vida útil, apresentando patologias que condicionam a sua disponibilidade.

Pedro Marques referiu que o investimento na ferrovia vai acelerar muito, já no próximo ano, atingindo os 270 milhões de euros” e que este será um investimento público significativo, onde, no caso da Linha da Beira Alta, até 2021, “se prevê investir mais de 600 milhões de euros”.

Em termos de infraestruturas, mas agora rodoviárias, o Ministro do Planeamento anunciou obras a curto prazo, no valor de 2,5 milhões de euros, no reforço das condições de segurança do IP3. No prazo de dois a três meses irão arrancar as obras de reforço dos taludes em diversos pontos do Itinerário Principal 3, um dos mais movimentados do país, adiantou.

Pedro Marques disse que o seu Ministério continuará a investir na melhoria das condições de circulação do IP3, através de intervenções para corrigir problemas como a irregularidade do piso, a insuficiente sinalização vertical ou a estabilidade dos taludes, que contribuem para a elevada sinistralidade rodoviária registada nesta via.

O Ministro lembrou, no entanto, que estão a ser feitos estudos de traçado por via alternativa, no sentido de construir uma ligação mais segura entre as duas cidades, referindo-se à autoestrada, reivindicada por autarcas, empresários e populações.


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