Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Tomaram posse Órgãos Autárquicos para o quadriénio 2017-2021.

2017-10-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Júlio Norte empossado para segundo mandato como Presidente da Câmara Municipal.

 

Tomaram posse no passado dia 20 de outubro os novos Órgãos Autárquicos do Município de Mortágua (Câmara Municipal e Assembleia Municipal), para o quadriénio 2017-2021.

José Júlio Norte tomou posse para um segundo mandato como Presidente da Câmara Municipal, tendo encabeçado a lista mais votada nas eleições autárquicas para a Câmara Municipal, realizadas no pretérito dia 1 de outubro. O Executivo Municipal é completado com os Vereadores Paulo Oliveira (PSD), Emília Matos (PSD), Ricardo Pardal (PS) e Nelson Filipe (PS).

O discurso de tomada de posse do Presidente da Câmara foi centrado no trágico acontecimento ocorrido nos passados dias 15 e 16 de outubro, que causaram elevados danos em habitações, agricultura e empresas do concelho. “Este não era o discurso que eu queria fazer, mas as memórias dos passados fins-de-semana estão ainda muito vivas”, afirmou. Júlio Norte referiu-se aos incêndios do dia 7, na freguesia de Espinho, e sobretudo ao que eclodiu no dia 15, que atingiu enormes proporções e prejuízos.

Um incêndio que destruiu grande parte da floresta, muitas habitações e imóveis, destruiu ou afetou empresas, “mas não conseguiu consumir o espírito de união e a garra de todos os mortaguenses”, vincou, salientando a resiliência e luta das populações.

“Hoje, nesta sala, não haverá uma única pessoa, que, direta ou indiretamente, não tenha sido afetada pelo incêndio. Mas a verdade é que, também em cada um dos rostos aqui presentes, há uma chama, não de destruição, mas de força, esperança e perseverança, uma vontade de arregaçar as mangas, deitar mãos à obra e reconstruir o que foi destruído. É com determinação que cada mortaguense decide limpar as cinzas do passado e virar-se para o futuro, para construir um futuro e um concelho muito melhor”, afirmou.

E enalteceu a onda de solidariedade, não só do concelho, mas de toda uma região, que emergiu deste drama.

Júlio Norte dirigiu uma saudação especial aos Bombeiros de Mortágua, sem esquecer a preciosa ajuda e colaboração dos populares, Juntas de Freguesia, Equipas de Vigilantes do Município, Associações Locais e GNR. “Todos Juntos conseguiram derrotar o “monstro” que parecia invencível”, disse. Deixou também um abraço solidário para as famílias enlutadas que foram atingidas pela catástrofe em toda a região.

Referiu, por outro lado, o trabalho desenvolvido pós – incêndio, desde logo a criação imediata do Gabinete de Crise, que tem estado a apoiar as famílias em termos de bens essenciais e outras necessidades de apoio. “Hoje mesmo entregámos à CCDRC um levantamento dos danos referentes às empresas, que será analisado no Conselho de Ministros Extraordinário de amanhã (dia 21)”, adiantou ainda. Deu conta da reunião de autarcas já havida com o Primeiro-Ministro e de outras que estão agendadas para os próximos dias, nomeadamente com o Ministro da Agricultura e com o Secretário de Estado das Florestas.

Júlio Norte referiu que “agora é tempo de agir e redefinir estratégias”, dando voz aos diversos setores da sociedade civil, “repensar e encontrar novas armas para vencer esta guerra contra os incêndios”.

Afirmou ainda que o Executivo Municipal está empenhado em fazer o melhor no futuro que agora começa e nessa tarefa pretende trabalhar em permanente diálogo com as Juntas de Freguesia, a Vereação, a Assembleia Municipal, com uma atitude assertiva e espírito colaborativo, com o objetivo de dar resposta às necessidades mais prementes dos mortaguenses e construir um futuro e um concelho melhor. Finalizou com as seguintes palavras: “É hora de lançar mãos à obra!”.

 

Acácio Fonseca é o novo Presidente da Assembleia Municipal

Após a tomada de posse dos dois Órgãos Autárquicos, teve lugar a 1ª reunião de funcionamento do plenário da Assembleia Municipal, tendo como único ponto da agenda a constituição da nova mesa da Assembleia. Foi apresentada, votada e aprovada uma única lista concorrente (do PS), propondo o nome de Acácio Fonseca Fernandes para presidente da Mesa da Assembleia, coadjuvado por Alcina Saraiva (1º Secretário) e Vítor Pina (2º Secretário). Acácio Fonseca já tinha exercido o cargo de Presidente da Assembleia Municipal no mandato de 2009-2013.

A nova Assembleia Municipal para o quadriénio 2017-2021 é constituída por 22 membros, sendo 15 eleitos diretamente (8 do PS e 7 do PSD), a que se juntam os sete Presidentes de Junta eleitos (5 PS e 2 PSD) que têm assento no Órgão deliberativo por inerência de funções.

No discurso de tomada de posse, Acácio Fonseca referiu que a Assembleia não será um fator de obstaculização das ações que se enquadrem no cumprimento do programa eleitoral da lista que venceu as eleições para a Câmara Municipal, do mesmo modo que a Assembleia não deixará de monitorizar e exercer a ação fiscalizadora que lhe compete como Órgão deliberativo. Manifestou ainda o desejo de que os trabalhos decorram de uma forma correta, cordata e educada, respeitando civicamente as decisões que vierem a ser tomadas.

 

 

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua. 2017-11-15
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua promoveu ação de sensibilização para a prevenção do cyberbullying 2017-11-14
Dia do Diploma distinguiu esforço e mérito dos alunos2017-11-07
Mortaguense residente em Guadalupe recebeu Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas2017-11-03
Bispo da Diocese de Coimbra foi recebido nos Paços do Concelho. Iniciou hoje visita à Unidade Pastoral de Mortágua 2017-11-02
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site