Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
junho de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Mortágua já tem um espaço dedicado à evocação da Batalha do Bussaco

2017-09-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Abriu ao público, no passado dia 24, o Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco”. No evento marcaram presença as Entidades Municipais e muitos mortaguenses que quiseram associar-se a este momento marcante na vida cultural do concelho. Estiveram ainda presentes entidades ligadas ao Exército, como o Major-General Aníbal Flambó, responsável pela Direção de História e Cultura Militar, e o Diretor dos Museus Militares do Bussaco e de Lisboa, Coronel Luís Albuquerque.

O Chefe de Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, efetuou uma visita informal ao espaço, no dia anterior.

O Centro Interpretativo dá a conhecer os exércitos em confronto, as suas movimentações por terras de Mortágua, ajudando a compreender o papel determinante que Mortágua teve no contexto da Batalha do Bussaco, como palco de guerra e de transição das tropas francesas em direção ao sul.

Para além da informação textual e visual (gravuras), o espaço suscita a interação com os conteúdos e suportes disponibilizados, nomeadamente com recurso às tecnologias digitais e meios audiovisuais.

Um painel interativo permite ao visitante aceder a informação por temas e num pequeno auditório pode assistir a um documentário sobre as Invasões. O espaço possui uma pequena coleção museológica, que inclui uniformes, espingardas, pistolas, balas de canhão. Algumas destas peças foram cedidas por particulares de Mortágua, o que apraz registar.

O espaço tem uma função pedagógica-cientifica, proporcionando às escolas, aos jovens, aos estudiosos, e ao público em geral, um espaço privilegiado de conhecimento, estudo e partilha, acerca do tema das Guerras Peninsulares e da Batalha do Bussaco em particular.

Mas o Centro Interpretativo constitui, antes de mais, um espaço de preservação da memória e de homenagem aos antepassados, incluindo mortaguenses, que lutaram pela soberania do país, bem como às populações do concelho que viveram e sofreram tempos de terror. O Presidente da Câmara, Júlio Norte, sublinha que “é importante que essa memória não caia no esquecimento e transmitir às gerações atuais e vindouras que Mortágua escreveu uma página importante na história de Portugal”. E lembra os mortaguenses que lutaram contra as tropas francesas, integrados no Regimento de Milícias de Tondela, e outros que de forma menos organizada enfrentaram corajosamente o invasor.

Este espaço constitui um valioso contributo para a preservação e valorização do património histórico-cultural do concelho, bem como um novo ponto de interesse, visita e atração de pessoas ao concelho.

Júlio Norte deixou agradecimentos ao Exército e ao Dr. João Paulo de Almeida e Sousa, autor do livro “Andaram por aqui os Franceses…”, e afirmou que este livro constituiu forte impulso para se avançar para a concretização deste Centro Interpretativo, trazendo novos dados e contributos para a compreensão do lugar de destaque ocupado por Mortágua no contexto da 3ª Invasão Napoleónica.

No final da cerimónia, no Largo 5 de outubro, teve lugar um breve concerto pelo Grupo de Música de Câmara da Banda do Exército/Porto, que brindou o público com uma brilhante execução instrumental.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mealhada, Mortágua e Penacova combatem espécies invasoras (acácias) na Serra do Bussaco2018-06-19
Município de Mortágua aderiu ao Plano de Ação para a Promoção da Atividade Física, no âmbito da orientação da Organização Mundial de Saúde2018-06-18
Miranda-Mortágua vence em todas as frentes no 10.º Memorial Bruno Neves2018-06-11
Gonçalo Carvalho foi o melhor português na Corrida da Paz realizada na Republica Checa 2018-06-04
Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco” premiado em concurso nacional2018-06-01
Apresentação do Rali de Mortágua. Emoção e espetáculo estão prometidos para os dias 27 e 28 de abril.2018-04-20
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
“Lampantana” vai ter direito a Confraria. Apresentação pública decorrerá no mês de Maio. 2018-04-05
Concurso de Ideias de Negócios. Mortágua venceu a final da CIM Região de Coimbra. 2018-03-26
Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) foi o 3.º melhor Sub-23 nas Aldeias do Xisto 2018-03-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site