Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
dezembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Inaugurado Percurso Pedestre da Ribeira da Fraga

2017-08-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Percurso Pedestre da Ribeira da Fraga já está ao dispor dos mortaguenses e dos visitantes, um espaço de lazer, descanso e recreio, que convida a umas boas caminhadas, à atividade física e a desfrutar da natureza.

O espaço foi inaugurado no passado dia 8, coincidindo com o início das festas do concelho. Júlio Norte, Presidente da Câmara Municipal, e Jorge Brandão, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), procederam ao descerramento de uma placa simbólica que assinala o dia e o acontecimento.

Presentes na cerimónia estiveram ainda vários Presidentes de Câmara dos concelhos vizinhos, o Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Vereadores do Executivo Municipal, além da população em geral.

Após o ato inaugural seguiu-se uma pequena caminhada pelo percurso, que deu a conhecer a beleza paisagística deste trilho.

A criação do percurso pedestre inseriu-se num projeto de “Requalificação e Valorização das Margens da Ribeira da Fraga”. Além do investimento municipal, contou com o apoio do Programa Operacional Centro 2020.

O projeto promove uma maior ligação das pessoas a esta zona ribeirinha, contribuindo para a qualidade de vida dos habitantes e para a atração de visitantes.

Com uma extensão de 2,3 km, o percurso acompanha toda a frente ribeirinha e proporciona um traçado muito agradável, marcado pela envolvência do curso de água, ambientes frescos e a diversidade da vegetação autóctone (amieiros, freixos, vimeiros, carvalhos).

Existem vários acessos ao percurso pedestre, pela ponte do Barril (escadaria e nova ponte pedonal), pelo Parque das Nogueiras, Parque Verde e pontões já existentes.

O percurso possui três áreas dotadas de equipamentos para a prática de exercício físico (urban fitness), localizadas junto ao Barril, Parque Verde e Parque das Nogueiras, além de mobiliário e equipamento urbano (bancos, papeleiras, painéis informativos).

Ao longo do percurso estão disponíveis várias áreas de estadia/descanso, onde as pessoas podem sentar, relaxar, conversar, ler um livro.

A intervenção contemplou ainda ações de valorização estética, ambiental e ecológica, nomeadamente limpezas seletivas do leito e margens da ribeira, recuperação e valorização de vegetação existente, a plantação de novas árvores da galeria ripícola. O aproveitamento e a requalificação de elementos construídos já existentes, como o açude da Quinta do Seixal, a levada e as pontes do Matadouro e do Parque das Nogueiras, e a construção de pequenos açudes em pontos estratégicos da ribeira, por forma a assegurar caudais mínimos, sobretudo na época estival, foram outras ações executadas.

A Câmara Municipal adquiriu uma parcela de terreno, muito arborizada, junto ao Parque das Nogueiras, que irá reforçar a integração e ligação funcional ao percurso pedestre.

Em representação da CCDRC, Jorge Brandão, manifestou a satisfação por ver que estes programas operacionais financiados pela União Europeia e geridos pela CCDR têm impacto na qualidade de vida dos cidadãos e na atração de pessoas para os territórios desta região. E explicou: “Nos últimos anos estivemos sobretudo a trabalhar na programação, nas estratégias, na aprovação das candidaturas, e agora estamos a entrar na fase de execução dos projetos. É sobretudo a partir de agora que vamos começar a ver os projetos das empresas, dos municípios, a concretizarem-se no terreno”.

Na inauguração, o Presidente da Câmara referiu que a inauguração era simbólica e que na prática o percurso já tinha sido inaugurado pelas muitas pessoas, que desde há algumas semanas, já vinham fazendo o trilho.

Segundo Júlio Norte, este projeto representa a aposta do Município na valorização do território e dos seus recursos, sejam naturais, paisagísticos, sejam históricos, patrimoniais, culturais. “Temos o objetivo de valorizar os nossos recursos e potencialidades no âmbito de uma estratégia sustentável que promova a fixação e atração de pessoas. Possuímos um concelho com uma enorme diversidade paisagística, desde a Albufeira da Aguieira, a floresta, a serra, as ribeiras, os percursos pedestres, até ao património associado às Invasões napoleónicas, o Museu Etnográfico da Marmeleira, o Parque Temático de Vale de Mouro, a gastronomia. Elaborámos também um projeto, para o qual já apresentámos uma candidatura à ADICES, para a reabilitação do antigo Lagar de Varas de Vale de Mouro, criando também aqui um espaço museológico de visitação. Ao mesmo tempo estamos a investir na ampliação do Parque Industrial, criando condições para a fixação e atração de mais empresas e para a criação de mais emprego. Tudo o que estamos a fazer é no sentido de tornar Mortágua, cada vez mais, num local agradável e atrativo para estar, viver e trabalhar”.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Academia Saber+ representou Auto de Natal2017-12-13
Mercadinho de Natal antecipou chegada da quadra, com doçarias, artigos artesanais e animação de rua2017-12-11
Grupo FHC investe 40 milhões em nova fábrica no Parque Industrial de Mortágua. Nova unidade vai criar mais de 100 postos de trabalho.2017-12-07
Neste Natal prefira o Comércio Local, Faça Mortágua Brilhar!2017-12-07
Mercadinho de Natal realiza-se no próximo domingo2017-12-07
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site