Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 

Partilhar   

Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau

2017-08-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Biblioteca Municipal exibiu no passado dia 4 um conjunto de curtas-metragens com o titulo “Migração: Olhares de Macau”. Os trabalhos foram realizados por alunos da Universidade de Macau no âmbito do programa académico da União Europeia ali ministrado. Cerca de 30 pessoas assistiram à exibição das curtas, que mostram uma realidade de Macau que não aparece nos postais ilustrados, a dos migrantes que rumam à “Pérola do Oriente” em busca de um melhor futuro. A tradução das legendas para português foi da responsabilidade da Biblioteca Municipal, permitindo a compreensão textual por todos.

“Os filmes que trouxemos aqui a Mortágua foram os sete melhores classificados, entre os 22 que estiveram em competição. Todos os filmes passaram na TDM, na Televisão de Macau”, referiu Rui Flores, responsável pela iniciativa, antes do início da exibição.

Rui Flores é Gestor Executivo do EAUP (Programa Académico da União Europeia da Universidade de Macau), onde tem lecionado áreas como Relações Internacionais e Comunicação. Jornalista profissional de 1993 a 2005, trabalhou nos últimos anos como conselheiro de Assuntos Políticos na Organização das Nações Unidas, tendo estado em países como Guiné- Bissau, República Centro Africana, Chade e Timor-Leste.

Os filmes exibidos oferecem um retrato social da Macau moderna e cosmopolita, com a sua diversidade e riqueza de culturas e línguas, e as suas contradições. E sobretudo mostram, a partir de relatos pessoais, o outro lado de Macau menos conhecido, que não a imagem icónica dos casinos, “da Las Vegas do Oriente”, mas a dos migrantes, vindos da China Continental e de outros países asiáticos, e a sua integração na sociedade, na cultura e no modus vivendi macaense. Nos filmes encontramos migrantes felizes, plenamente integrados, mas também outros que exprimem sentimentos de solidão, discriminação, desenraizamento, para quem Macau não tem sido a terra dos sonhos, o eldorado.

Rui Flores conhece bem Macau, vive lá com a família, e não esconde o fascínio pelo território, as suas gentes e a sua cultura: “É um território muito interessante, de transição entre a Ásia e a Europa, entre o Ocidente e o Oriente, e onde a presença portuguesa está bem vincada, nas ruas, na gastronomia, na cultura, na arquitetura, fruto de uma ligação histórica com mais de 450 anos”. Um território em rápido crescimento económico, um dos grandes destinos turísticos mundiais (31 milhões de turistas em 2016), que, por essa razão, atrai muitos migrantes que ajudam no desenvolvimento da economia local.

Esta iniciativa não podia ser mais atual, pois aborda uma temática que está na ordem do dia na Europa, as migrações em massa de milhares de pessoas oriundas de África, Médio Oriente e Ásia, e que procuram um porto seguro no continente europeu.

 

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Secretária de Estado do Turismo visitou o Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”2018-03-23
Tradição. Crianças cantaram as “Janeiras”2018-01-09
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Semana da Leitura promoveu o “Prazer de Ler”, numa organização do Município e Agrupamento de Escolas2017-04-06
Mais de 700 séniores do concelho visitaram Parque Nacional da Peneda-Gerês2018-07-13
Comércio Local. ACIBA promove “White Friday” na sexta-feira.2018-07-11
Marchas Populares saíram à rua numa noite plena de cor, luz e alegria2018-07-10
Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão anuncia água mais barata2018-07-04
Primeiro-Ministro presidiu ao lançamento da 1ª fase de requalificação do IP3 entre o Nó de Penacova e Mortágua (Lagoa Azul) 2018-07-04


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site