Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Vidraria de Mortágua na vanguarda tecnológica em Portugal e na Península Ibérica

2017-08-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Vidraria de Mortágua promoveu no passado dia 2 um “Open Day”, uma ação de disseminação junto de parceiros comerciais/clientes, com o objetivo de dar a conhecer os novos equipamentos e as novas valências implementados na empresa, no âmbito da sua estratégia de crescimento e competitividade.

Esta ação é inerente aos projetos que são apoiados pelo Portugal 2020, como foi o caso da Vidraria de Mortágua, que apresentou dois projetos a cofinanciamento, ambos aprovados, um deles finalizado em março de 2016 e outro a finalizar em março de 2018.

Os parceiros comerciais e entidades convidadas foram recebidos por dois dos Administradores da empresa, José Pires e Nuno Morais, seguindo-se um briefing que serviu para dar a conhecer os investimentos que têm sido realizados na empresa, em termos de novos equipamentos, técnicas e produtos. O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, foi convidado a associar-se ao evento.

Seguiu-se a visita guiada às instalações, em que puderam ser observados e explicados alguns dos novos investimentos, como a linha de serigrafia (gravação de imagem ou desenho no vidro), e novos equipamentos adquiridos, como uma máquina de aresta ((bilateral) e de perfil do vidro duplo (dobradora).

José Pires sublinhou a aposta na inovação e diferenciação, apontando como exemplo um produto recentemente lançado, inovador e único na Península Ibérica, denominado Super Special, agregado a um novo sistema de vidro duplo. Um investimento que ronda os 1,6 milhões de euros só nesta área.

Referiu ainda a instalação de um forno têmpera, com as dimensões de 7,20m, x 3,30m, o maior do género existente em Portugal, e que deverá começar a funcionar no próximo mês. Até à data, o máximo que existia em Portugal eram fornos de têmpera de 6m x 3,20m. Mais uma vez a aposta na inovação, na diferenciação e no valor acrescentado do produto.

Destacou também o investimento na empresa na eficiência energética, tendo sido instalada uma central fotovoltaica, composta por 3346 painéis. Com uma capacidade instalada de 920 KVA, é a segunda maior do género instalada numa unidade fabril a nível nacional. Um investimento de 625 mil euros que potencia uma redução dos custos energéticos em cerca de 30%.

Um pacote de investimentos que permitem à empresa aumentar a capacidade produtiva instalada, diferenciar o portfólio de produtos e penetrar em mercados internacionais de referência.

Em nome da Administração, Luís Pires, agradeceu a atenção e colaboração que a Câmara Municipal tem dado à empresa, nomeadamente em termos de aquisição de terrenos e infraestruturas, ajudando no seu processo de crescimento.

A Vidraria de Mortágua iniciou o seu processo de ampliação em 2014, passando de uma área de 8 000 m2 para os atuais 16.500 m2, e procedeu à aquisição de novos e modernos equipamentos, um processo que irá prolongar-se até meados de 2018, e que representa um investimento global na ordem dos 8 milhões de euros.

A empresa, instalada no Parque Industrial de Mortágua, oferece soluções na área do vidro simples, duplo, laminado e temperado. Muitas marcas internacionais ligadas à construção, bricolage e decoração, integram produtos fabricados na Vidraria de Mortágua. Uma das maiores cadeias de hotéis do mundo utiliza acessórios (espelhos, por exemplo), cuja base (vidro) é proveniente da Vidraria de Mortágua.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu o convite da Administração e enalteceu o espirito empreendedor, a capacidade de arriscar, o arrojo, a determinação, dos responsáveis da empresa, comparando o que eram as instalações no início do seu funcionamento e a realidade atual.

Júlio Norte salientou o forte investimento que a empresa tem vindo a realizar, em termos de ampliação de instalações e modernização, e referiu que “a Vidraria de Mortágua é hoje uma empresa de topo, com tecnologia da mais evoluída nesta área a nível nacional e da Península Ibérica, que aposta na inovação e desenvolvimento, na qualidade dos seus produtos”.

“Um Presidente de Câmara tem de estar muito satisfeito e Mortágua tem de sentir orgulho quando tem no seu território uma empresa que é modelo e que produz qualidade. São estes investimentos e estes exemplos que nos motivam e dão ainda mais ânimo para continuarmos a trabalhar cada vez mais pelo desenvolvimento do nosso concelho”, afirmou. "Temos de valorizar esta e outras empresas e vincar o que de bom temos e se faz no nosso concelho", acrescentou.

Júlio Norte afirmou que o sucesso obtido é resultado do mérito dos seus promotores e trabalhadores. Um mérito reconhecido, aliás, nos vários prémios PME LÍDER e PME EXCELÊNCIA que a empresa já recebeu por parte do IAPMEI.

Referindo-se aos investimentos que a empresa candidatou, lembrou que os critérios de seleção e aprovação do Portugal 2020 são muito exigentes, sendo que a aprovação dos mesmos traduz o reconhecimento do mérito, credibilidade e sustentabilidade dos projetos apresentados. E sublinhou o facto de a empresa ter avançado com os projetos de investimento, sem estar à espera do resultado das candidaturas, um sinal de determinação e confiança no futuro.

Júlio Norte destacou, por outro lado, o significativo número de postos de trabalho já criados pela empresa, cerca de 80, e o seu contributo para os bons índices de empregabilidade que o concelho regista.

E referiu que o investimento que o Município está a fazer na expansão do Parque Industrial, decorrendo atualmente a segunda fase, pretende apoiar a alavancagem desta e doutras empresas que querem crescer, investir e tornarem-se mais competitivas.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
UDP de Wormeldange ofereceu viatura adaptada à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua2017-08-11
Projeto de investigação junta Município de Mortágua, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Pellets Power2017-08-11
Inaugurado Percurso Pedestre da Ribeira da Fraga2017-08-09
Lançamento do livro “Janelas Imperfeitas”, de Zília Gonçalves2017-07-17
Idosos do concelho viveram dia de alegria na Quinta da Malafaia2017-07-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site