Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Marchas Populares encheram a Praça do Município de cor e alegria

2017-07-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Praça do Município encheu-se de cor, luz e animação com o tradicional cortejo das Marchas Populares, realizado no passado sábado, dia 1 de julho. No nosso concelho são comuns as festas em honra dos Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro), sendo o desfile das Marchas um dos pontos altos desta tradição, muito enraizada na nossa cultura e comunidade.

A assistir estiveram centenas de pessoas de todo o concelho, que emolduraram a passagem dos grupos e aclamaram a sua apresentação, a nível de trajes, arcos, coregrafias e músicas.

Foram quatro as Associações que exibiram as suas vistosas coreografias e animaram o ambiente, por esta ordem de apresentação: Vale de Paredes, Cercosa, Vila Moinhos e Felgueira.

Cada grupo apresentou as suas danças e coreografias, preparadas durante os vários ensaios, e transmitiu para o público a alegria, o bairrismo e entusiasmo com que vivem e sentem esta tradição.

A exibição de cada grupo foi acompanhada pela Filarmónica de Mortágua, que fez os arranjos e executou musicalmente as cantigas, enquanto a interpretação dos temas esteve a cargo de elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores.

A Marcha de Vale de Paredes integrou 32 elementos, sobressaindo nos seus trajes o vermelho, o branco e o amarelo. A letra da canção tinha como tema as flores e o mel, o amor e os namoricos. “Vale de Paredes encerra/A beleza de um jardim florido/Entre o rio e a serra/ Nuns olhos de mel eu fiquei perdido”, dizia a letra.

A Marcha de Cercosa, com 31 elementos, tinha o azul, o branco e os dourados como cores fortes dos seus trajes, que ostentavam ainda símbolos bordados. “Cá vai a marcha da nossa Cercosa/Está sempre alegre e bem airosa/A alegria, é o nosso estandarte/ A nossa vontade traz engenho e arte”, rezava a letra.

O grupo prestou homenagem à “Ti Alice do Serrado”, a madrinha da Marcha, uma senhora já com 81 anos de idade, cuja garra, alegria e disponibilidade tem sido um exemplo para todos. Este ano, por questões de saúde, não pôde marchar, mas assumiu o papel de porta-estandarte do grupo. Uma homenagem que recebeu uma forte salva de palmas do público. O grupo agradeceu ainda a Paula Gomes, pela força, incentivo e empenho que transmite a todos os restantes elementos, a vontade de fazer sempre mais e melhor.

A Marcha de Vila Moinhos, com 60 elementos, escolheu tons de verde, branco e rosa para engalanar os seus trajes.

A letra da canção homenageou as suas gentes laboriosas e hospitaleiras, e evocou as suas paisagens, bairros, tradições e festividades. “Vila Moinhos está na rua a cantar/ Com alegria e emoção/ Vai a marchar/ Povo humilde gente simples/ Sempre a dar o seu melhor/ Com Orgulho e muito Amor”, dizia o refrão da letra. A interpretação do tema desta Marcha esteve a cargo das jovens Sílvia Santos e Inês Vicente.

A última Marcha a entrar no recinto foi da Felgueira, com 35 marchantes, sendo o azul, o branco e o amarelo, as cores dominantes dos trajes. As mulheres transportavam corações vermelhos, à semelhança do adorno dos arcos.

“Olha a Felgueira/ Sempre jovem e bonita/ Quando ela sai à rua/ Todo coração palpita. Olha Felgueira/ Esta marcha d`encantar/ Abram alas à Felgueira/ E venham todos festejar”, cantava-se no refrão. Mais uma vez, a coreografia incluiu efeitos pirotécnicos, que é já uma imagem de marca da sua apresentação.

Antes dos quatro grupos se despediram do público, na passagem final, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, dirigiu algumas palavras. Júlio Norte saudou o público que veio ver e apoiar os grupos, e agradeceu a presença das Associações participantes, louvando a sua extraordinária dedicação, o seu brio e esforço, e o “brilhante espetáculo “proporcionado que encantou todo o público ali presente.

Destacou a participação de algumas localidades, que tendo uma pequena dimensão populacional, conseguem congregar vontades, juntar pessoas da freguesia, e fazem questão de marcar presença ano após ano.

E deixou o repto para que no próximo ano haja mais Associações a participar nas Marchas, sugerindo a união das localidades da mesma freguesia, conforme o exemplo dado pelas Marchas provenientes de aldeias mais distantes da sede do concelho.  

O Presidente da Câmara dirigiu ainda agradecimentos à Filarmónica de Mortágua, ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, ao Teatro Experimental de Mortágua e aos Funcionários do Município envolvidos na organização do evento.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
Lançamento do livro “Janelas Imperfeitas”, de Zília Gonçalves2017-07-17
Idosos do concelho viveram dia de alegria na Quinta da Malafaia2017-07-14
Câmara Municipal aprovou projeto de Requalificação dos Paços do Concelho2017-07-07
Férias Ativas proporcionam atividades lúdico-desportivas a 200 crianças e jovens2017-07-07
Município atribuiu 21.800 euros em Bolsas de Estudo, no ano letivo 2016-20172017-06-30
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19
Semana da Leitura promoveu o “Prazer de Ler”, numa organização do Município e Agrupamento de Escolas2017-04-06
Concerto de Natal constituiu ponto alto da celebração da quadra natalícia2016-12-28


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site