Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

“Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”. Alunos do Centro Educativo apresentaram projeto final.

2017-06-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A turma do 4º B do Agrupamento de Escolas de Mortágua apresentou, no passado dia 16, o seu trabalho final no âmbito do projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Na apresentação não podiam faltar as mascotes do projeto, ”o Gaspar e a Inês”, duas personagens que as crianças já bem conhecem e que se tornaram dois grandes amigos.

Este projeto educativo representa o culminar de um trabalho que começou em janeiro e envolveu a realização de 15 atividades /desafios, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos os territórios dos 19 municípios da Região de Coimbra, com toda a sua diversidade de paisagens, património, tradições.

As atividades foram desenvolvidas em torno de quatro temáticas: Perfil Empreendedor, Criatividade, Comunicação e Alfabetização Financeira.

O desafio final consistia na apresentação de uma peça de teatro associada ao empreendedorismo ou às características do território. A turma do 4ºB escolheu apresentar uma versão curta e atualizada do Auto do Juiz de Fora, que surpreendeu e divertiu toda a plateia, onde se encontravam o Presidente da Câmara Municipal, Vereadores, Direção do Agrupamento de Escolas, Professores e Alunos do 4ºano, além dos Pais dos alunos que participaram na peça.

De uma forma diferente e criativa (nesse sentido podemos dizer também empreendedora!), os alunos representaram a famosa lenda associada a Mortágua desde tempos imemoriais, respeitando sempre a essência da história.

Para estas crianças, “A Aventura do Gaspar e da Inês” permitiu que se familiarizassem com uma palavra que não fazia parte do seu léxico e com o seu significado. Maria Inês, 10 anos, aprendeu que empreendedor “é ter boas ideias, funcionais, úteis, inovadoras e que possam ajudar as pessoas”. Para a Lara Pereira, 10 anos, ser empreendedor “é ser criativo, persistente, tentar não desistir”. Martim Sousa, 9 anos, diz que ser empreendedor “é não ter medo de arriscar”.

Pelos seus comentários percebe-se que as crianças já tomaram consciência do que é “ser empreendedor”, associando a conceitos como criatividade, inovação, capacidade de risco.

Este projeto teve a orientação e o acompanhamento do Prof. Celso Portugal e da Prof Ângela Nascimento. Na produção da peça final colaboraram ainda a Educadora São Garcia, a nível da encenação, e a Profª Rosa Almeida, a nível do Guarda-Roupa.

O Município de Mortágua e o Agrupamento de Escolas são parceiros no programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, que tem como principais objetivos o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios. Além dos alunos dos vários níveis de ensino, o programa pretende também formar e sensibilizar os professores para a temática do empreendedorismo.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada, afirmou que estava “emocionado” com o espetáculo dado a assistir, felicitou os jovens e dirigiu agradecimentos aos Professores e à Educadora que estiveram envolvidos no projeto.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, marcou presença no evento, e no final foi convidado a dirigir algumas palavras aos pequenos atores e atrizes. Júlio Norte confessou-se “deslumbrado” com a prestação dos jovens. “Os nossos meninos estiveram brilhantes, desde a postura em palco, às interpretações, foram surpreendentes e ainda conseguiram divertir-nos imenso”. E acima de tudo, acrescentou, mostraram que são empreendedores: “Vocês são a demonstração de que temos jovens com talento e criatividade, jovens empreendedores, e devemos aproveitar todo o vosso potencial criativo”.

Segundo Júlio Norte, é fundamental que a cultura empreendedora faça parte da cultura escolar, desde cedo, estimulando o desenvolvimento de competências de empreendedorismo, de modo a que quando chegarem à idade adulta possam estar melhor preparados para os desafios do futuro e coloquem essas competências ao serviço do desenvolvimento da região.

O Presidente da Câmara felicitou também os professores que orientaram o projeto, os Pais, dizendo que também eles estavam de parabéns.

No final foram entregues diplomas aos Professores e colaboradores envolvidos no projeto, tendo os alunos recebido também diplomas e t-shirts. 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua. 2017-11-15
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua promoveu ação de sensibilização para a prevenção do cyberbullying 2017-11-14
Dia do Diploma distinguiu esforço e mérito dos alunos2017-11-07
Mortaguense residente em Guadalupe recebeu Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas2017-11-03
Bispo da Diocese de Coimbra foi recebido nos Paços do Concelho. Iniciou hoje visita à Unidade Pastoral de Mortágua 2017-11-02
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site