Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

António Barbosa percorreu cerca de 1800 km para ligar Paris-Mortágua em bicicleta

2017-06-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Pela segunda vez na vida, António Gonçalves Barbosa, 69 anos, fez a ligação Paris-Mortágua em bicicleta. Natural de Vale de Açores e residente no Freixo, António Barbosa está emigrado em França há 52 anos, onde ainda vive, passando algumas temporadas em Portugal, em gozo de férias.

Partiu no dia 5, pelas 5 da manhã, da localidade de Ris Orangice, 20 km a sul de Paris, atravessou grande parte da França e da Espanha, e entrou pelo norte de Portugal, via Vilar Formoso. Foram 6 dias a pedalar, incluindo três noites sem dormir, tendo chegado ao destino no domingo, pelas 3 da manhã. Para trás ficavam 1765 km a pedalar, em que teve de enfrentar os Pirinéus, os automóveis, as estradas impróprias para ciclistas, e as vicissitudes do estado do tempo. “No primeiro dia apanhei chuva e ventos contrários muito fortes, foi muito difícil. Depois também tive dias de muito calor, sobretudo a passar a Espanha, os braços ficaram todos queimados”, conta. A última etapa foi das mais duras, mais de 300 km, entre Alaejos, perto de Salamanca, e Mortágua.

O percurso foi feito sobretudo por estradas secundárias e municipais para evitar as vias de grande circulação rodoviária, mais perigosas, até porque em muitas vias não é permitida a circulação de velocípedes.

Apesar de todas essas contrariedades, António Barbosa diz que nunca pensou em desistir em algum momento. “Se uma pessoa começa a pensar nisso então não vale a pena meter-se à estrada. Quando olho para o contador tenho de dizer já fiz 100 km, e não dizer que ainda faltam 1700 km. Temos de pensar positivo”, explica.

António Barbosa pratica desporto desde tenra idade. Foi atleta dos Juniores no Mortágua Futebol Clube, antes de emigrar para França, onde continuou a praticar futebol amador. Neste país descobriu a paixão do ciclismo e todas as semanas pedala centenas de quilómetros. “Faço ai uns 12 a 15 mil quilómetros por ano, não há semana que não ande 600-700 km. O ciclismo é a minha paixão”, diz. Acompanha sempre a Volta à França, seja na estrada ou através da Televisão.

A ideia de fazer a ligação entre Paris e Mortágua surgiu após se ter reformado da sua vida profissional. “Foi um desafio que lancei a mim mesmo, pensei nisso, ninguém acreditava que algum dia o viesse a fazer”. Em 2009 cumpriu a primeira viagem Paris-Mortágua (ida e volta) em bicicleta. Nessa altura a viagem demorou mais tempo, porque faltava a experiência, foi uma completa aventura.

Passados oito anos decidiu repetir a proeza, mas agora com algumas diferenças, mais idade e menos resistência física, mas a mesma vontade e determinação em alcançar o objetivo.

No próximo dia 19 António Barbosa irá fazer a viagem de regresso, também de bicicleta, naquela que deverá ser a última aventura deste género. “Vou fazer 70 anos e o corpo tem os seus limites, é preciso saber a hora de parar. Já realizei o meu sonho e não estou nada arrependido. Provei a mim mesmo que sou um vencedor, alguém que venceu os seus próprios limites”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
UDP de Wormeldange ofereceu viatura adaptada à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua2017-08-11
Projeto de investigação junta Município de Mortágua, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Pellets Power2017-08-11
Inaugurado Percurso Pedestre da Ribeira da Fraga2017-08-09
Vidraria de Mortágua na vanguarda tecnológica em Portugal e na Península Ibérica2017-08-04
Lançamento do livro “Janelas Imperfeitas”, de Zília Gonçalves2017-07-17
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site