Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Mais de 200 expositores e milhares de visitantes marcaram presença na 4ª edição da ExpoMortágua

2017-05-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Engº Amândio Torres, presidiu à abertura da ExpoMortágua, que decorreu de 25 a 28 de maio, no Loteamento Municipal da Gândara. Este ano o certame, promovido pelo Município de Mortágua, teve uma duração mais alargada, quatro dias, devido à coincidência do calendário com o Dia do Município.

Mais de 200 expositores de diversas áreas económicas (comércio, indústria, serviços) marcaram presença no certame, dando a conhecer os seus produtos, equipamentos e serviços, com destaque para a área ligada à floresta, a mais representativa. Algumas empresas de comércio de máquinas de exploração florestal aproveitaram para realizar demonstrações das mais recentes novidades tecnológicas neste setor.

A ExpoMortágua assume-se já hoje como a maior feira nacional da floresta, onde estão presentes os grandes players do setor florestal, desde a produção, comércio, indústria e serviços florestais. Além do setor florestal, o certame promoveu outros sectores de atividade económica, nomeadamente ligados à construção civil, agricultura, ambiente, energias renováveis, turismo, entre outros.

Mais uma vez o certame contribuiu para a criação de oportunidades de negócios através do contacto direto entre clientes e empresas, para a promoção das empresas e potencialidades da economia local e regional.

No sábado a ExpoMortágua esteve em direto com o programa da RTP “Aqui Portugal”, que além da animação de palco, realizou diversas reportagens nos stands das empresas, divulgando os seus produtos e serviços, e exibiu reportagens gravadas sobre o concelho. A albufeira da Agueira, as Quedas de Água das Paredes, o Espaço Museológico “Raízes e Memória” da Marmeleira, o Parque Temático de Vale de Mouro, o Percurso Pedestre da Ribeira da Fraga, foram alguns dos pontos de reportagem. As noites de 26 e 27 foram animadas com concertos de palco, que estiveram a cargo do grupo mortaguense Cordas Partidas e da banda The Black Mamba.

A gastronomia também não faltou, os visitantes podiam almoçar ou jantar na Feira, sendo o serviço gastronómico dinamizado pelas Associações Locais.

Na tarde de domingo o recinto recebeu a Mostra Nacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses do Freixo”, que contou com a atuação de três grupos convidados, além do anfitrião.

O programa da ExpoMortágua integrou a realização do Fórum Florestal de Mortágua, no dia 27, com a presença de vários especialistas. No Fórum foram debatidos vários temas atuais e pertinentes para os produtores e demais agentes que trabalham na fileira florestal, com destaque para as matérias da Reforma Florestal preconizada pelo Governo, da melhoria da gestão e da produtividade florestal.

No dia 27 realizou-se ainda a final da Expo Empresas, o concurso de Empreendedorismo nas Escolas promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com a participação dos 19 Municípios /Agrupamentos de Escolas da região.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, faz um balanço muito positivo desta quarta edição da ExpoMortágua. “Temos razões para afirmar que foi um êxito, pois ultrapassámos o anterior recorde de expositores e ainda tivemos de recusar 40 pedidos, por limitação do espaço e questões logísticas. Depois tivemos também uma grande afluência de público, nomeadamente muitos visitantes oriundos dos concelhos vizinhos, da região e até de locais mais distantes do país. Nós calculamos que tenham passado mais de 40 mil pessoas pelo certame”.

Segundo júlio Norte, há pessoas que meses antes já perguntam quando vai ser a ExpoMortágua, à semelhança do que acontece com a Festa das Tasquinhas, “o que quer dizer que já é um evento instituído e uma referência para a nossa comunidade”. Por outro lado, destaca, a ExpoMortágua é um evento que junta as famílias, “porque vemos crianças, jovens, a adultos, famílias inteiras, a visitar a Feira, o que no nosso entender também tem a ver com a conjugação destas várias vertentes, a economia, a gastronomia, o artesanato, a animação. É um programa para toda a família”.

Júlio Norte refere o esforço de melhoria contínua que tem sido feito ano para ano, no sentido de elevar o patamar de qualidade e organização do evento. “Este ano, por exemplo, investimos na uniformização dos stands, na reorganização dos diversos espaços de exposição, melhorando a circulação dos visitantes. Além disso, tivemos aqui representados os 19 Municípios que compõem a CIM da Região de Coimbra, promovendo esta região em termos turísticos.

“Há hoje uma forte integração dos municípios, o desenvolvimento de projetos comuns e uma visão regional ou supramunicipal dos investimentos públicos. É importante que as pessoas, as comunidades, compreendam que pertencemos a uma região e que a aplicação dos fundos comunitários privilegia sobretudo os projetos supramunicipais”, diz.

O Presidente da Câmara destaca ainda a realização em Mortágua da final do concurso intermunjcipal de “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, que teve lugar no recinto da ExpoMortágua. “Foi um momento extraordinário e um enorme gosto receber centenas de jovens vindos dos 19 municípios da Região de Coimbra, que fizeram uma grande festa, deram uma animação e um colorido especial à ExpoMortágua. Mas acima de tudo, estão todos de parabéns, porque mostraram que há juventude com muita criatividade, espirito empreendedor e excelentes ideias para o futuro”.

Quanto ao futuro da ExpoMortágua, o Presidente da Câmara gostaria que fosse dada continuidade ao certame. “A ExpoMortágua. foi uma ideia deste Executivo Municipal, é uma iniciativa que muito nos orgulha e penso que também orgulha os mortaguenses, nomeadamente os nossos empresários. No entanto, como sabemos, em outubro próximo iremos ter eleições autárquicas. O que eu posso dizer neste momento, é que gostaria que continuasse, porque hoje já é uma “marca” de Mortágua”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
UDP de Wormeldange ofereceu viatura adaptada à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua2017-08-11
Projeto de investigação junta Município de Mortágua, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Pellets Power2017-08-11
Inaugurado Percurso Pedestre da Ribeira da Fraga2017-08-09
Vidraria de Mortágua na vanguarda tecnológica em Portugal e na Península Ibérica2017-08-04
Lançamento do livro “Janelas Imperfeitas”, de Zília Gonçalves2017-07-17
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site