Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
setembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Reforma Florestal e valorização da floresta estiveram em foco no Fórum Florestal de Mortágua

2017-05-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 27, integrado no programa da ExpoMortágua, o Fórum Florestal de Mortágua, promovido pelo Município. Cerca de uma centena de pessoas marcaram presença no evento, entre Produtores, Comerciantes, Empresários e Industriais da Fileira Florestal, Técnicos, representantes de Associações Florestais.
O primeiro painel foi subordinado ao tema “ A Floresta que temos – a Floresta que pretendemos”, que contou com intervenções do Eng.º Viriato Garcez, Diretor do Departamento de Conservação da Natureza do Centro, que abordou a “Reforma Florestal do Governo”, e da Engª Sara Pereira, da Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Industrial, que abordou o tema “ Experiências Passadas, Novos Caminhos para a Floresta”. Este primeiro painel teve como moderador o Eng.º Maurício Marques, Deputado membro da Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar; Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.


O segundo painel foi subordinado ao tema “A Mesma Floresta- Melhor Floresta”. A Dra. Cristina Canhoto, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, abordou o tema “Galerias Ripícolas e Corredores de Compartimentação – Alternativas de Valor e Proteção”. Por sua vez, o Eng.º Carlos Vieira, da CELPA- Associação da Indústria Papeleira, abordou o tema “Técnicas de Gestão e Valorização Florestal – Projeto Melhor Eucalipto”. Este segundo painel teve como moderador a Engª Paula Guimarães, do grupo The Navigator Company.
Após as intervenções seguiu-se um período de debate, em que o público pôde dirigir questões e mais esclarecimentos aos vários oradores.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, que acompanhou o desenrolar dos trabalhos, saudou os participantes e salientou a importância deste fórum anual, que serve o objetivo de analisar e debater as problemáticas da floresta e do setor florestal, e ao mesmo tempo projetar as tendências e os desafios do futuro.
Júlio Norte falou da Reforma Florestal do Governo e salientou a importância das várias medidas ali plasmadas, mas manifestou a sua discordância relativamente a um dos diplomas dessa reforma, a que prevê limitar a área de expansão do eucalipto.
O Presidente da Câmara referiu que é necessário ponderação nesta matéria e apontou o exemplo do concelho de Mortágua que possui solos com especial aptidão e condições endafo-climáticas excelentes para a produção de eucalipto, sendo uma importante fonte de rendimento para as pessoas, de criação de riqueza para a economia local e nacional, de criação de emprego. Segundo Júlio Norte, não faz sentido fazer cortes cegos e transversais quanto a futuras plantações ou rearborizações de eucalipto. “Não sou fundamentalista, não sou a favor da monocultura, há naturalmente espaço para a diversidade florestal, para outras espécies ditas menos rentáveis, mas é tudo uma questão de critério e bom senso, de observar as características dos terrenos, o seu potencial, e ajustar as espécies a essas características”.
Na opinião de Júlio Norte, “a floresta se não for economicamente rentável e viável, dificilmente alguém vai investir nela, e depois vamos ter terrenos abandonados, o que é bem pior”.
O Presidente da Câmara informou que o Município está a desenvolver dois projetos, um com a Universidade de Coimbra, outro com o instituto Politécnico de Viseu, que visam melhorar a rentabilidade do eucalipto.
Júlio Norte referiu ainda que o município vai avançar para a 1ª fase do Levantamento Cadastral do concelho, um instrumento que vai permitir saber quem são os proprietários dos terrenos e facilitar a gestão florestal.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Novos Órgãos Autárquicos tomam posse no próximo dia 202017-10-11
Conferência e Exposição retratam as dimensões republicana e maçónica de Tomaz da Fonseca2017-10-10
Adjudicada empreitada de execução de rotunda da EN234 (Nó do Monte Grande) 2017-09-29
Obras e Empreitadas 2017-09-28
Antiga Escola Primária de Espinho vai dar lugar a Centro de Dia 2017-09-27
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site