Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural presidiu à comemoração do Dia do Município e à abertura da Expomortágua

2017-05-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.º Amândio Torres, presidiu à comemoração do Dia do Município que se assinalou no dia 25 de maio, Feriado Municipal. Aquele membro do governo presidiu depois à abertura da Expomortágua, aproveitando a coincidência dos dois eventos.

Além do representante do Governo e das Entidades Municipais, marcaram ainda presença na Sessão Solene o Vice- Presidente e o Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, a Diretora Regional da Agricultura e Pescas do Centro, o Diretor Regional das Floresta do ICNF, o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Deputados eleitos pelo distrito de Viseu, Autarcas da região, Vereadores, Deputados Municipais, Presidentes de Junta de Freguesia, representantes de Associações e Instituições Locais, e todos os mortaguenses que quiseram associar-se a este dia de grande significado.

Como tem acontecido em anos anteriores, o Dia do Município foi o momento escolhido para homenagear Trabalhadores Municipais com 20 ou mais anos de serviço, reconhecendo o seu trabalho, dedicação e competência no exercício das suas funções, com a entrega do Diploma e Medalha de Bons Serviços.

Na sessão registaram-se intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Abrantes, do Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e a encerrar do Senhor Secretário de Estado.

O Presidente da Assembleia Municipal saudou a presença do Senhor Secretário de Estado, que considerou como “um amigo de Mortágua”.

Saudou ainda os seis Trabalhadores Municipais Agraciados, e através deles, todos os Trabalhadores do Município, bem como o Movimento Associativo, reconhecendo a sua dedicação em prol do desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Felicitou as empresas e os empresários locais e lamentou que não tenha sido possível atribuir este ano, pela primeira vez, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal às empresa distinguidas com o Prémio PME Excelência e PME Líder, afirmando o desejo de que este ato possa ser reparado, resolvendo-se de uma vez o que há para resolver nos Órgãos próprios. Aproveitou ainda o momento para anunciar que no final do mandato na presidência da Assembleia Municipal irá cessar a sua atividade política formal, prometendo que vai continuar atento e a intervir na qualidade de cidadão.

Homenagem aos autarcas eleitos desde 1976

Na Sessão Solene Comemorativa foram homenageados os Presidentes de Câmara, Presidentes da Assembleia Municipal, e Presidentes de Junta de Freguesia, eleitos desde 1976 (data das primeiras eleições livres) até à atualidade.

Cada autarca recebeu uma placa simbólica alusiva aos 40 anos do Poder Local Democrático e um diploma de reconhecimento, num tributo ao trabalho e à dedicação que sempre colocaram em prol do bem-estar das populações e do desenvolvimento do concelho.

“Escolhemos o dia de hoje para prestar homenagem aos homens e mulheres que, ao longo destes 40 anos de Poder Local, deram o melhor de si para que hoje possamos dizer que valeu a pena o esforço. Soubemos crescer, tornando-nos, hoje, orgulhosos da nossa terra e das suas conquistas. Estes Autarcas foram grandes obreiros de toda a qualidade de vida de que podemos desfrutar e de nos sentirmos honrados de sermos mortaguenses. Esta singela homenagem é, também, uma forma de se comemorar Abril”, afirmou o Presidente da Câmara, Júlio Norte. Foram lembrados os Autarcas que já partiram, que no ato foram representados por familiares.

O Presidente da Câmara prestou também homenagem às empresas instaladas no concelho, enaltecendo o grande contributo que tiveram para o grande salto qualitativo que o Concelho deu em termos económicos.

“São empresários que souberam arriscar e apostar, em momentos de crise e que avançaram rumo ao futuro com projetos inovadores e muito arrojados. Feliz do Presidente da Câmara e do Concelho que tem empresários desta qualidade, que são capazes de ampliar, desenvolver e inovar as suas empresas, mas sempre com a preocupação da sua sustentabilidade”, disse.

Dirigiu uma palavra especial para as empresas que este ano foram galardoadas com o prémio PME Excelência e PME Líder.

Júlio Norte referiu que o Dia do Município é sempre o momento para se fazer uma breve retrospetiva do ano anterior, mas, e mais importante, “é altura de se projetar o futuro e deixar uma mensagem de esperança, respondendo às expetativas dos mortaguenses, em especial, dos nossos jovens”.

Aproveitando a presença do membro do Governo, referiu que o concelho e a região continuam a debater-se com graves constrangimentos que resultam da indefinição ou adiamento de grandes opções estratégicas de investimento por parte dos sucessivos Governos, particularmente no que se refere à Requalificação da Linha da Beira Alta e execução da Autoestrada Viseu-Coimbra, prejudicando a competitividade das empresas.

Informou, por outro lado, que o Município vai executar, por sua conta, obras de beneficiação e segurança da E.N. 228 e E.N. 232, nomeadamente a construção da rotunda do Parque Industrial e da Gândara, ao mesmo tempo aguarda que seja lançada pela Infraestruturas de Portugal o lançamento da obra do nó do Barril, resolvendo definitivamente um dos grandes constrangimentos no acesso principal a Mortágua.

Investimento empresarial no Parque Industrial representa mais de 65 milhões de euros

e a potencial criação de cerca de 450 postos de trabalho

 Júlio Norte referiu que a grande aposta do Município é dotar o Concelho de condições necessárias para a criação de emprego e desenvolvimento económico e social, destacando o grande investimento quer está a ser feito na ampliação do Parque industrial.

“Estamos, agora, a infraestruturar os cerca de 250.000 m2. Elaboramos e aprovámos os loteamentos das 1.ª e 2.ª fases. Vendemos em hasta pública todos os terrenos da 2.ª fase e parte dos da 1.ª, apenas restando 5 lotes. Este facto ultrapassou as expectativas dos mais otimistas.

Aprovámos um projeto na área farmacêutica que já iniciou a construção e cujo investimento global orça os 40 Milhões de euros e vai criar 150 postos de trabalho, sendo a grande maioria quadros superiores.

Na área da metalomecânica, já foi construída e entrou em funcionamento uma nova unidade e o mesmo Grupo iniciou a construção da segunda unidade fabril, cujo investimento global será da ordem dos 18 Milhões de euros, com a criação de cerca de 200 postos de trabalhos, alguns já contratados e em formação.

Também na área do “Vidro Plano” somos pioneiros, estando em fase de execução a ampliação da “Vidraria de Mortágua”, que está a investir cerca de 7 Milhões de euros, prevendo-se a criação de cerca de 50 postos de trabalho, e ficando dotada de tecnologia de ponta, passando a ser a mais evoluída tecnicamente da Península Ibérica.

Das restantes empresas, duas já entregaram os processos na Câmara, para licenciamento, e as restantes estão a desenvolver os respetivos projetos de execução, para iniciar a construção. O investimento total ultrapassa os 65 Milhões de euros, com a consequente criação de cerca de 450 postos de trabalho, alguns já contratados e em formação.

Como prova desta dinâmica, o Município já iniciou o processo de aquisição de terrenos para a 3.ª fase de Ampliação do Parque Industrial”.

Nesse sentido destacou a redução do desemprego em 36,5%, atingindo, em março, o valor mais baixo de sempre, com 201 desempregados (dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que considera Mortágua como Pleno Emprego). Também a taxa de desemprego de licenciados baixou drasticamente, mais concretamente, cerca de 44%, de 65 para 38 desempregados. “Mas estes valores ainda não nos tranquilizam, apenas nos animam. Vamos fazer mais um esforço para que estes valores sejam ainda baixos, para que a redução dos números do desemprego seja ainda mais significativa”.

O Município vai continuar a investir na Floresta, estando em curso duas candidaturas, uma em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, outra com a Universidade de Coimbra, para implementar métodos mais eficientes, inovadores e rentáveis, passando pela plantação, gestão e comercialização.

Alem disso, vai avançar o Levantamento Cadastral do Concelho, facilitando, desta forma, uma gestão mais eficaz e eficiente da floresta

Júlio Norte sublinhou os bons indicadores económico-financeiros do Município, sendo 6.º lugar do ranking dos Municípios com grau de cobertura da despesa, 3.º Município com melhor índice de liquidez e 1.º Município no ranking global do Distrito de Viseu. “É esta saúde financeira que nos vai permitir, a partir do início do próximo mês, lançar, todos os dias, uma obra nova da responsabilidade do Município, ou em parceria com as Associações, mas financiada pela Câmara”, adiantou.

O Presidente da Câmara referiu-se a alguns “profetas da desgraça” que duvidaram da capacidade de gestão do Executivo Municipal. “Fica provado que, quem acredita e trabalha acerrimamente em prol do Concelho e das suas gentes, mais tarde ou mais cedo, consegue que os resultados apareçam. Esta é a nossa realidade! Este é o nosso lema!”.

Anunciado investimento privado na área do Turismo no valor de 6 milhões de euros

Lembrou no entanto que o desenvolvimento económico não se faz só com o Parque Industrial, mas com a valorização de todo o território, das suas potencialidades. E referiu a aposta no Turismo e na valorização do património cultural e natural, como fatores também determinantes para a alavancagem da economia nacional. Nesse sentido divulgou e anunciou alguns projetos, locais e regionais, que vão ter repercussão na dinâmica do concelho.

O Município aderiu aos projetos da Rota da Estrada Nacional 2, dos Caminhos de Santiago, dos caminhos de Fátima e à “Grande Rota do Bussaco”. Referiu ainda o projeto ambicioso dos Municípios das Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e Dão Lafões, que visa a ligação da Ecopista do Dão até ao Mar.

Brevemente vai ser lançada a obra de recuperação do Lagar de Varas de Vale de Mouro, a integrar, conjuntamente com o Espaço Temático de Vale de Mouro e o Espaço Museológico da Marmeleira, nestes programas/ rotas.

No final do próximo mês será inaugurado o Percurso Pedestre do Barril- Mortágua e no mês de agosto será também inaugurado o Centro Interpretativo das Invasões Francesas.

Informou ainda que o Município vai apresentar uma candidatura para a requalificação do edifício dos Paços do Concelho, dotando o edifício da modernidade e funcionalidade exigida nestes novos tempos.

Aproveitou este dia para anunciar um grande investimento turístico que vai ser implantado no concelho, concretamente a construção de um Aparthotel de 4 estrelas, representando um investimento de cerca de 6 Milhões de euros e no qual a Câmara já está a trabalhar com o promotor.

A finalizar deixou agradecimentos a todos os membros do Executivo Municipal, destacando a forma como têm exercido as suas funções em prol do desenvolvimento do Concelho.

No final, o Presidente da Câmara agradeceu a presença do Senhor Secretário de Estado na comemoração do Dia do Município e na abertura da ExpoMortágua, e solicitou os seus bons préstimos no sentido de se concretizarem as ambições de desenvolvimento do concelho. “Somos beirões, Homens de trabalho, lutadores e resilientes, mas precisamos do apoio do Governo a que, Vossa Excelência, pertence para podermos vencer a nossa Interioridade”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
UDP de Wormeldange ofereceu viatura adaptada à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua2017-08-11
Projeto de investigação junta Município de Mortágua, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Pellets Power2017-08-11
Inaugurado Percurso Pedestre da Ribeira da Fraga2017-08-09
Vidraria de Mortágua na vanguarda tecnológica em Portugal e na Península Ibérica2017-08-04
Lançamento do livro “Janelas Imperfeitas”, de Zília Gonçalves2017-07-17
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site