Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
setembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Turismo 

Partilhar   

Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução.

2017-05-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Encontra-se em fase adiantada de execução a empreitada de “Requalificação e Valorização das Margens da Ribeira da Fraga”, que vai dar origem a um Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde.

O projeto pretende estabelecer uma maior ligação das pessoas a esta zona ribeirinha, situada a poucos metros do centro da Vila de Mortágua, e valorizar a paisagem e os recursos naturais existentes, como fatores de promoção de qualidade de vida dos habitantes e de atração de visitantes.

A intervenção vai permitir criar um percurso pedestre com uma extensão total de cerca de 2300 metros, que acompanha toda a frente ribeirinha e proporciona um traçado muito agradável, marcado pela envolvência do curso de água, ambientes frescos e a diversidade da vegetação autóctone (amieiros, freixos, vimieiros, carvalhos).

O acesso ao percurso será feito pela ponte do Barril (escadaria), Parque das Nogueiras, Parque Verde e pontões já existentes. Será criado um novo atravessamento pedonal sobre a ribeira, junto ao lugar do Barril.

O percurso terá três áreas dotadas de equipamentos para a prática de exercício físico (urban fitness), localizadas junto ao Barril, Parque Verde e Parque das Nogueiras, além de mobiliário e equipamento urbano (bancos, papeleiras, painéis informativos).

Ao longo do percurso haverá várias áreas de estadia/descanso, onde as pessoas podem sentar, relaxar, conversar, ler um livro.

A intervenção contempla ações de valorização estética, ambiental e ecológica, nomeadamente limpezas seletivas do leito e margens da ribeira, recuperação e valorização de vegetação existente, a plantação de novas árvores da galeria ripícola. O aproveitamento e a requalificação de elementos construídos já existentes, como o açude da Quinta do Seixal, a levada e as pontes do Matadouro e do Parque das Nogueiras, e a construção de pequenos açudes em pontos estratégicos da ribeira, por forma a assegurar caudais mínimos, sobretudo na época estival, são outras ações a executar.

Recentemente a Câmara Municipal aprovou a aquisição de mais uma parcela de terreno, muito arborizada, junto ao Parque das Nogueiras, que irá reforçar a integração e ligação funcional ao percurso pedestre.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, o projeto do percurso pedestre representa a aposta do Município na valorização do território e dos seus recursos, sejam naturais, paisagísticos, sejam históricos, patrimoniais, culturais. “Temos o objetivo de valorizar os nossos recursos e potencialidades no âmbito de uma estratégia sustentável que promova a fixação e atração de pessoas. Possuímos um concelho com uma enorme diversidade paisagística, desde a Albufeira da Aguieira, a floresta, a serra, as ribeiras, os percursos pedestres, até ao património associado às invasões Napoleónicas, o Museu Etnográfico da Marmeleira, o Parque Temático de Vale de Mouro, a gastronomia. Brevemente iremos lançar a obra de reabilitação do antigo Lagar de Varas de Vale de Mouro, criando também aqui um espaço museológico de visitação. Ao mesmo tempo estamos a investir na ampliação do Parque Industrial, criando condições para a fixação e atração de mais empresas e para a criação de mais emprego. Tudo o que estamos a fazer é no sentido de tornar Mortágua, cada vez mais, num local agradável e atrativo para estar, viver e trabalhar”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mortágua acolheu Land Aguieira Wildcamp 2013-07-09
Município promove caminhadas2008-04-23
Montarias do Centro2008-02-19
Município promoveu Ação de Formação sobre prevenção e vigilância da vespa velutina2017-09-21
Ciclismo. Francisco Campos, da equipa Miranda -Mortágua, convocado para os Mundiais de Estrada 2017-09-18
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Ecovia do Mondego apresentada em Mortágua. Via ciclável pretende ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.2017-09-13


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site