Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Infraestruturas de Portugal investe 5,8 milhões de euros na renovação do troço da linha da Beira Alta entre o Luso e a saída do Túnel de Trezói.

2017-05-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Infraestruturas de Portugal anunciou que vai investir 5,8 milhões de euros na renovação integral do troço da Linha da Beira Alta entre o Luso (Mealhada) e a saída do Túnel de Trezói (Mortágua).

A empreitada abrange cerca de 8 quilómetros de linha e tem como objetivo a renovação integral da superestrutura de via existente, com a colocação de novos carros, travessas, fixações e balastros, assegurando a integração destes equipamentos no âmbito do projeto de modernização da Linha da Beira Alta.

A empreitada inclui, entre outros, trabalhos de substituição do armamento de via em toda a extensão do troço, inclusive dentro dos tuneis, a regularização de barras em todo o troço e a colocação de aparelhos carriladores a montante e a jusante de cada ponte.

No âmbito desta empreitada, vai ser realizada uma profunda intervenção no Túnel de Trezói, consistindo na melhoria do sistema de drenagem, por forma a garantir uma eficiente capacidade de escoamento das águas pluviais. No último inverno a circulação chegou a estar cortada no troço entre Pampilhosa e Mortágua, devido a inundações no túnel de Trezói.

A Linha da Beira Alta é a principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº4.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, congratula-se com o anúncio deste investimento, e lembra que praticamente não houve investimento na manutenção ou beneficiação da via desde a eletrificação, tendo-se verificado por vezes condicionamentos e cortes à circulação.

“É necessário investir na manutenção da via e áreas adjacentes, mas fundamentalmente é necessário avançar, em definitivo, para a requalificação de toda a Linha da Beira Alta, por forma a termos uma linha eficiente e competitiva de ligação à Europa, que sirva de facto o desenvolvimento da região e do país, que potencie as empresas e as exportações”, refere.

Júlio Norte espera que o anunciado grande investimento na requalificação da Linha da Beira Alta não venha a sofrer avanços e recuos, como tem acontecido com a tão reclamada autoestrada entre Viseu e Coimbra, e se concretize o que está previsto no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
III Grande Prémio Anicolor levou ao pódio três ciclistas da equipa Miranda - Mortágua2018-05-24
Sociedade Agrícola Boas Quintas (Mortágua) arrecadou dois Diplomas Ouro2018-05-23
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, preside à abertura da Expomortágua2018-05-23
Confraria da Lampantana realizou primeiro Capítulo e entronizou Confrades Fundadores2018-05-22
Mérito. New Terracota distinguida como Empresa Gazela`20172018-05-22
Apresentação do Rali de Mortágua. Emoção e espetáculo estão prometidos para os dias 27 e 28 de abril.2018-04-20
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
“Lampantana” vai ter direito a Confraria. Apresentação pública decorrerá no mês de Maio. 2018-04-05
Concurso de Ideias de Negócios. Mortágua venceu a final da CIM Região de Coimbra. 2018-03-26
Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) foi o 3.º melhor Sub-23 nas Aldeias do Xisto 2018-03-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site