Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Associação de Municípios da Rota da EN2 reuniu em Mortágua. Projeto quer promover a rota da EN2, do ponto de vista turístico e socioeconómico.

2017-05-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua acolheu no passado dia 3 de maio a reunião do Conselho Executivo e a 4ª Assembleia Geral da Associação de Municípios da Rota da EN2. O Município de Mortágua aderiu a esta Associação, constituída pelos municípios abrangidos pelo itinerário da Nacional 2. Com 738 quilómetros, a EN2 é a estrada mais extensa de Portugal, ligando Chaves a Faro. Ao longo do percurso atravessa 11 distritos e 32 municípios, do interior e do litoral do País. Começou a ser construída em finais do século XIX e em 1945 foi integrada no Plano Rodoviário Nacional. No mundo só existem duas vias mais extensas, a “Route 66” nos Estados Unidos e a “Ruta 40” na Argentina.

A Associação, formalmente criada em 5 de novembro de 2016, tem como objetivos a promoção e valorização turística desta rota, que é única no seu género em toda a Europa, potenciando os seus diversos pontos de interesse e de visita, e consequentemente, a dinamização económica e criação de riqueza nos concelhos que são atravessados por esta via.

Nesta reunião foram apresentados dois projetos de promoção da rota da EN2, o primeiro dos quais vai ter lugar já entre os dias 28 de maio e 3 de junho. Trata-se do Ride Across Portugal, uma prova internacional de cicloturismo, de carácter promocional, destinada a jornalistas, operadores de turismo e outros convidados, nacionais e estrangeiros. Este evento conta com o apoio do Turismo de Portugal, Regiões de Turismo e Municípios da EN2.

O outro projeto, ainda em fase de discussão e análise, junta promoção num canal de televisão, promoção internacional e mobilidade ciclável.

A Associação vai lançar várias iniciativas de promoção e informação turística, destacando-se o Passaporte, no qual as pessoas poderão carimbar a sua passagem ao longo da EN2, e o Guia de Bolso, contendo variada informação sobre cada um dos municípios da EN2.

Por outro lado, a Associação vai apresentar uma candidatura à linha de apoio à Valorização Turística do Interior, no âmbito do programa Valorizar, tendo em vista execução de um conjunto de intervenções, nomeadamente ao nível da sinalética da rota, recuperação do património, melhoria da via dos troços que estão desclassificados e promoção da rota.

O projeto conta com várias parcerias, como o Turismo de Portugal, Universidades. Está também prevista a celebração de um protocolo com as Infraestruturas de Portugal.

O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, anfitrião desta reunião, salienta que a EN2 tem características únicas e abrange um território com uma grande diversidade e riqueza, em termos de paisagens, cultura, história, património, gastronomia. “Temos aqui um eixo condutor que pode ser potenciado e ser mais um fator de promoção e valorização do território, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros. A EN2 poderá tornar-se na nossa “Route 66”, que como sabemos é uma estrada mítica nos Estados Unidos e atrai muitos turistas. E portanto, podemos também fazer o mesmo aqui, criando um produto turístico que é único a nível nacional e europeu. No fundo, convidar as pessoas a conhecer o país de lés a lés tendo como guia de viagem a EN2”.

Júlio Norte salienta a importância das parcerias, como Turismo de Portugal, Regiões de Turismo, Infraestruturas de Portugal, e outras entidades públicas e privadas, “para que tenhamos um projeto integrado e bem sustentado”. “Nós acreditamos que este projeto vai ter futuro e será um contributo para a valorização do Interior do País”, conclui.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua. 2017-11-15
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua promoveu ação de sensibilização para a prevenção do cyberbullying 2017-11-14
Dia do Diploma distinguiu esforço e mérito dos alunos2017-11-07
Mortaguense residente em Guadalupe recebeu Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas2017-11-03
Bispo da Diocese de Coimbra foi recebido nos Paços do Concelho. Iniciou hoje visita à Unidade Pastoral de Mortágua 2017-11-02
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site