Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 

Partilhar   

Semana da Leitura promoveu o “Prazer de Ler”, numa organização do Município e Agrupamento de Escolas

2017-04-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Foi uma semana recheada de atividades para celebrar o gosto da leitura e o prazer de ler. Entre os dias 27 de Março e 1 de abril decorreu a Semana da Leitura em Mortágua, numa organização conjunta do Município e Agrupamento de Escolas de Mortágua.

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, tendo as atividades desta 11ª edição sido centradas no tema “O Prazer de Ler”. O objetivo é fomentar nas escolas, nas famílias, nas comunidades, o hábito e a prática de ler, promovendo diversas atividades em torno do livro e da leitura.

A Feira do Livro foi uma das atividades que marcou a Semana da Leitura. Além da disponibilidade de uma grande oferta de títulos (3500), a Feira recebeu a visita de alunos dos vários níveis de ensino, desde o Pré-Escolar ao Secundário. As crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo receberam ainda a visita de Ana Rodrigues, que contou a história do livro “O Guardador de Estrelas”, da sua autoria. Helena Amaral, da Biblioteca Municipal de Coimbra, foi outra das convidadas, tendo brindado os alunos com alguns contos tradicionais ou clássicos, como “O Lobo Mau”, “A Melrita”, “O Sapo da Boca Grande”, “O Rato Saltitão”.

Durante a Semana da Leitura decorreu a iniciativa “Leituras Frescas”, promovida pela ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões,com o apoio da Biblioteca Municipal. Em vários locais públicos e equipamentos municipais estiveram instalados frigoríficos…com livros, daí o sugestivo título “Leituras Frescas”. Com a particularidade de que as pessoas podiam escolher livros para levar para casa e ficar com eles!

No dia 31 realizou-se o já habitual Sarau da Leitura, que contou com a participação de Alunos, Pessoal Docente e não Docente. Perante uma plateia constituída maioritariamente por Alunos e Pais, assistiram-se a momentos de leitura de textos, música e dança. As crianças do Pré-Escolar fizeram uma viagem musical por várias culturas e povos, num hino à fraternidade. O átrio do auditório encontrava-se decorado com flores e trabalhos artísticos, elaborados por professores e alunos, que despertavam os sentidos. Foram distribuídas aos presentes fitas com essências produzidas pelos alunos do Curso de Análises Laboratoriais. A ideia foi mostrar que na vida há muitos prazeres: emocionais, intelectuais, visuais, sensoriais, olfativos. E que ler é um desses prazeres. E que os livros são insubstituíveis! E que a leitura é para toda a vida!

A relevância do ato de ler, a partilha do gosto que decorre da experiência da leitura, é uma oportunidade para se estreitarem laços e para se cimentarem partilhas, para propiciar um crescente conhecimento de cada um e dos outros, para estimular a imaginação, o sonho e a compreensão da realidade e do mundo. Partilhar o gosto pela leitura é, nesta medida, uma forma de se convidarem as crianças, os jovens e os adultos a, também eles, serem leitores, conhecendo e partilhando narrativas, discutindo ideias e sensações, explorando a musicalidade das palavras e refletindo em conjunto sobre o que se lê. Foram lidos vários textos de autores que davam enfâse à importância da leitura, em múltiplos aspetos da nossa vida, contribuindo para o nosso bem-estar e enriquecimento humano.

O Presidente da Câmara Municipal assistiu ao Sarau e no final foi convidado a dirigir algumas palavras, tendo enaltecido o trabalho da rede de bibliotecas (Municipal e Escolares) com o objetivo de promover na comunidade escolar e na comunidade em geral o gosto e o prazer da leitura. Júlio Norte referiu que as gerações atuais, nomeadamente os mais jovens, vivem rodeados de novas tecnologias e têm muitas solicitações, por isso mesmo, é ainda mais importante fomentar o hábito de ler. Por essa razão, salienta a pertinência de se assinalar e comemorar estas datas, para que a mensagem chegue às pessoas, especialmente aos mais novos.

Júlio Norte destacou o conjunto de atividades culturais que ocorreram nas últimas três semanas em Mortágua, dizendo: “Há uma grande dinâmica cultural no concelho, temos gente nova a fazer coisas maravilhosas, com muita qualidade. Como Presidente da Câmara só posso sentir-me muito feliz por ver toda esta dinâmica”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, agradeceu a dedicação e o empenho de Professores, Alunos e Funcionários no Sarau, que envolveram as três escolas do Agrupamento. Agradeceu ainda a presença dos Pais, pelo seu acompanhamento e interesse.

A Semana da Leitura ficou ainda marcada pela apresentação do livro “Rua 13”, de Eduarda Faia. A apresentação teve lugar na Feira do Livro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, que felicitou a autora e a nova geração de escritores mortaguenses, que dão hoje continuidade a uma tradição de escrita em Mortágua, que teve em Tomás da Fonseca e Branquinho da Fonseca, os seus expoentes máximos.

Trata-se da sua primeira obra publicada, um romance, cuja história está centrada nesta inquietante e intrigante pergunta: “E se os adultos começassem a desaparecer?

Eduarda Faia é Educadora de Infância, daí não surpreender o facto de as crianças serem as personagens principais deste primeiro livro, que prende a atenção do princípio ao fim.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Musical “CINDERELA” encantou crianças e adultos, num espectáculo para toda a família 2016-12-20
Lenda do Juiz de Fora já tem livro em Banda Desenhada 2016-12-19
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua. 2017-11-15
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua promoveu ação de sensibilização para a prevenção do cyberbullying 2017-11-14
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Dia do Diploma distinguiu esforço e mérito dos alunos2017-11-07


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site