Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

INFORMAÇÃO PISCINAS MUNICIPAIS DE MORTÁGUA

2017-04-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

As piscinas municipais de Mortágua, são um equipamento público, composto basicamente por uma piscina exterior e por uma piscina /tanque interior de água aquecida, com cerca de 20 anos que tem sido acompanhada ao longo deste período de vida por uma equipa de funcionários zelosos no que respeita ao tratamento da água e limpeza das instalações.

Nos últimos anos, tem-se verificado, felizmente, um aumento significativo do número de utentes da piscina interior na época de Outono á Primavera. O dimensionamento do sistema aquando da sua construção não teria sido dimensionado para o número (intensivo) de utentes atuais e para os longos períodos diários de utilização (cerca de 12 horas por dia).

A Câmara Municipal de Mortágua efetua análises as águas das piscinas quinzenalmente através de laboratório credenciado para o efeito /CESAB. Paralelamente o serviço de Saúde Publica Local (SPL) – Mortágua também efetua mensalmente essas mesmas análises em laboratório de saúde publica.
Perante os factos ocorridos no último mês urge elencá-los para um esclarecimento cabal da população. Assim:

1) OS FACTOS:

a) No dia 21/2/2017 foi recolhida uma amostra de água na piscina interior, pela SPL, tendo os resultados sido conhecidos no dia 6/3/2013 onde referem a existência de pseudomonas aeroginosa de 2 (UFC/100 ml), sendo o valor limite de 0 e Estafilococus Produtores de Coagulase de 13 em que o valor limite também de 0:. No dia 20 de Fevereiro tinha sido recolhida uma análise, cujos resultados foram conhecidos no dia 9/3 em que todos estes parâmetros eram de 0.
Perante esta análise da SPL, imediatamente se procedeu conforme as recomendações da Direção Geral de Saúde nomeadamente através de tratamento de choque com cloro.
Efetuada uma nova análise após este tratamento quer as efetuadas pelo CESAB quer as efetuadas de SPL deram próprias para a utilização.

b) Em 9/3 /2017 (para que não existisse qualquer dúvida) foi efetuada pelo SPL uma pesquisa de legionella, tendo obtido o valor de 8x10^1 (UFC/l num dos chuveiros de duche.
Embora tal valor não determine o fechar a piscina optou-se pelo seu encerramento (por razões de segurança) e procedeu-se à limpeza geral de todos os equipamentos, bem como a substituição de alguns mais deteriorados. Prevê-se que esses trabalhos decorram ainda durante o mês de Abril.

2 ) AS CONSEQUÊNCIAS
Além dos inconvenientes para os utentes da piscina interior decorrentes da sua não utilização, não existem quaisquer perigos para a saúde pública, nas concentrações detetadas destes microrganismos.

A Camara Municipal de Mortágua e os seus serviços responsáveis por esta infraestrutura poderiam, no caso dos vestígios de legionella (situação possível de estar a acontecer nas nossas casas de banho) em quantidade mínima ter continuado com o funcionamento das piscinas de acordo com a legislação em vigor. No entanto preferiu-se, em prol da saúde publica, sacrificar os utentes de forma a que a continuem a utilizar com confiança e com a certeza que têm um grupo de funcionários responsáveis pela infraestrutura e que querem cada vez mais promover a sua utilização pela população em segurança total.

A tentativa de “alarmismo” que apareceu nas redes sociais são “fruto da época” e cada um deve interpretar à sua maneira não nos cabe a nós técnicos desta instituição fazer juízos de valor.
Fica sim a garantia que o nosso profissionalismo é e sempre foi em prol da segurança e bem estar de todos os nossos utentes e em especial as nossas crianças

Os Serviços Técnicos das Piscinas Municipais


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
Lançamento do livro “Janelas Imperfeitas”, de Zília Gonçalves2017-07-17
Idosos do concelho viveram dia de alegria na Quinta da Malafaia2017-07-14
Câmara Municipal aprovou projeto de Requalificação dos Paços do Concelho2017-07-07
Férias Ativas proporcionam atividades lúdico-desportivas a 200 crianças e jovens2017-07-07
Marchas Populares encheram a Praça do Município de cor e alegria2017-07-03
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19
Semana da Leitura promoveu o “Prazer de Ler”, numa organização do Município e Agrupamento de Escolas2017-04-06
Concerto de Natal constituiu ponto alto da celebração da quadra natalícia2016-12-28


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site