Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
setembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Município apresentou candidatura para Reabilitação do Lagar de Varas, de Vale de Mouro

2017-03-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua apresentou uma candidatura ao Gabinete de Ação Local da ADICES, no âmbito do PDR 2020 - Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, tendo como objetivo a recuperação e refuncionalização do Lagar de Varas situado junto à Ribeira de Vale de Mouro. Trata-se de um tradicional lagar de azeite, exemplar único no concelho, cujo funcionamento se baseava nas designadas varas ou prensas, que efetuavam a prensagem da azeitona, daí a designação de “Lagar de Varas”.

Através desta intervenção, visa-se a sua preservação e valorização do ponto de vista arquitetónico, histórico e cultural, tornando-o num fator de atratividade turística, social e económica, a juntar ao Parque Temático já existente, também ele um exemplo local de preservação do património rural (casa e eira antiga). O Parque Temático tem sido um sucesso, superando as melhores expectativas, tendo o ano passado recebido cerca de 500 pessoas e registado 150 dormidas.

Desta forma, surge a possibilidade de criar uma rota turística integrada em Vale de Mouro, potenciando em complementaridade estes dois pontos de interesse: o Parque Temático e o Lagar de Varas.

Uma vez recuperado, pretende-se que seja um espaço aberto ao público, para visitas e ações de animação sociocultural, tendo associado uma vertente pedagógica e interativa, possibilitando aos visitantes assimilar conhecimento acerca do modo de funcionamento destes lagares, desde a chegada da azeitona até à produção do azeite.

A intervenção prevê a reabilitação do edifício, travando o avanço da sua degradação, bem como a preservação, reabilitação e reconstrução dos equipamentos, estando o investimento estimado em cerca de 110 mil euros.

A Junta de Freguesia de Espinho já aprovou a cedência do direito de superfície do imóvel, ao Município de Mortágua, por um período de 25 anos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município promoveu Ação de Formação sobre prevenção e vigilância da vespa velutina2017-09-21
Ciclismo. Francisco Campos, da equipa Miranda -Mortágua, convocado para os Mundiais de Estrada 2017-09-18
Ecovia do Mondego apresentada em Mortágua. Via ciclável pretende ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.2017-09-13
Mortágua, Mealhada e Penacova comemoram 207 anos da Batalha do Bussaco2017-09-13
Infraestruturas de Portugal tem Estudo Prévio para suprimir passagem de nível do Coval. Propõe passagem superior (viaduto) como solução técnica.2017-09-12
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site