Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Coral Juvenil Sílvia Marques está a comemorar 25 anos de atividade

2017-03-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Coral Juvenil Sílvia Marques está a comemorar 25 anos de existência. A data está a ser assinalada com um programa de atividades a decorrer ao longo do corrente mês. As comemorações tiveram início no passado dia 10, com a abertura da Exposição “Um Amigo”, no Centro de Animação Cultural. O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e o Presidente da Direção do Coral Juvenil, Ricardo Jorge, procederam à abertura oficial da exposição, que dá a conhecer o caminho percorrido pela coletividade até aos nossos dias, através de trajes, fotografias de atuações e deslocações no país e no estrangeiro, momentos informais, artigos publicados na Imprensa, lembranças, entre outros objetos. Ao longo das paredes da sala está escrita a letra do hino do Coral Juvenil, intitulado “Um amigo”, que dá nome à exposição.

As crianças e jovens do Coralinho (Secção Infantil e Juvenil) deram as boas vindas aos presentes, interpretando o hino do grupo, cuja letra diz que a amizade nunca se esquece.

No sábado (dia 11) realizaram-se as 1ªas Jornadas da Voz, que contaram com a presença do cantor Berg, ator Pompeu José, Artur Pinho Maria (Maestro, Diretor Artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro e do Orfeon Académico de Coimbra), Ricardo Vicente (Maestro da Filarmónica de Mortágua), Sofia Portugal (Cantora), Bárbara Santos (Terapeuta da Fala).

Nesta conversa, os vários profissionais falaram da importância da voz nas suas vidas profissionais, uma vez que constitui o seu principal instrumento de trabalho. O cantor Berg brindou ainda o público com dois temas, originais de Rui Veloso e Jorge Fernando.

À noite, o mesmo espaço foi palco de um espetáculo musical com o Grupo Coimbra Gospel Choir, dirigido pelo Maestro Nuno Mendes. O grupo interpretou músicas gospel de espirituais negros, africanos e sul-americanos, bem como do norte da Europa, combinando algumas interpretações a solo. O Grupo Coimbra Gospel Choir já atuou ao lado de artistas como Aurea e Amor Electro, além de outras parcerias em projetos musicais.

O programa de atividades integrou ainda a realização de dois Workshops: “Terra na Voz”, uma oficina sobre Canto Tradicional, dirigida por Sofia Portugal, e “Voz com Saúde”, sobre os cuidados a ter no uso da voz, dirigido por Bárbara Santos. Os dois Workshops foram dirigidos ao público em geral, tendo contado com a participação de coralistas, pais, professores, auxiliares de educação, entre outros.

O programa tem continuidade no dia 18 com a realização de um Concerto Comemorativo, encerrando no dia 25 com uma Gala, Missa na Igreja Matriz e Jantar Comemorativo.

O Presidente da Câmara Municipal dirigiu algumas palavras, felicitando o Coral Juvenil pelo seu 25º aniversário. Júlio Norte referiu que “25 anos já é história, uma parte significativa das nossas vidas”, e lembrou que muitos dos jovens que hoje integram o Coralinho, senão a grande maioria, não eram nascidos quando o grupo foi criado”.

Segundo Júlio Norte, o Coral Juvenil tem sido ao longo dos anos uma escola de formação musical, de canto coral, e ao mesmo tempo uma “casa” de formação humana, incutindo valores e regras, como a amizade, a fraternidade, a disciplina, a responsabilidade.

E asseverou que todos os jovens recordam com carinho e saudade a sua passagem pelo grupo, o que significa que a experiência os marcou e deixou frutos.

O Presidente da Câmara lembrou ainda a fundadora do grupo, Sílvia Marques, afirmando: “ela hoje sentiria muito orgulho ao ver este grupo, a sua qualidade, e saber que este projeto teve continuidade e vingou”.

Em nome do Município e da comunidade mortaguense, o Presidente da Câmara expressou o seu público agradecimento ao Coral Juvenil: “Obrigado pelo vosso trabalho, pela vossa dedicação, por tudo o que têm dado à nossa terra, pela forma como têm dignificado o nome de Mortágua quando ultrapassam as fonteiras do concelho”. A finalizar deixou palavras de incentivo, ânimo e coragem à jovem Direção do grupo, e formulou votos de muitos êxitos.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
Lançamento do livro “Janelas Imperfeitas”, de Zília Gonçalves2017-07-17
Idosos do concelho viveram dia de alegria na Quinta da Malafaia2017-07-14
Câmara Municipal aprovou projeto de Requalificação dos Paços do Concelho2017-07-07
Férias Ativas proporcionam atividades lúdico-desportivas a 200 crianças e jovens2017-07-07
Marchas Populares encheram a Praça do Município de cor e alegria2017-07-03
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20
Passeio Literário “No Trilho de Tomaz da Fonseca”2017-06-07
Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. Obra em fase adiantada de execução. 2017-05-19
Semana da Leitura promoveu o “Prazer de Ler”, numa organização do Município e Agrupamento de Escolas2017-04-06
Concerto de Natal constituiu ponto alto da celebração da quadra natalícia2016-12-28


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site