Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
setembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Concurso Municipal de Empreendedorismo já tem vencedores (3º Ciclo e Secundário)

2017-03-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 10, no Centro de Animação Cultural, a sessão pública de apresentação das ideias de negócio no âmbito do Concurso Municipal de Empreendedorismo. A sessão teve como objetivo selecionar as duas ideias de negócio, do 3º Ciclo e Secundário/Profissional, que vão representar Mortágua na fase intermunicipal, em que participam os 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM).

Este concurso corresponde à fase municipal do programa “Empreendedorismo nas Escolas”, promovido pela CIM Região de Coimbra, em parceria com os Municípios e Agrupamentos de Escolas. O programa pretende fomentar nos jovens estudantes uma cultura e mentalidade virada para o empreendedorismo, o espírito de iniciativa, a criatividade, o trabalho em equipa, desenvolvendo conceitos e competências que serão determinantes para o seu futuro, e dessa forma, também para o desenvolvimento da região.

Ao nível do 3º Ciclo esteve a concurso apenas um projeto, apresentado por uma turma do 8º ano, e que envolveu 30 alunos. Trata-se do projeto “Mortágua in a box”. Este projeto consiste na criação de uma caixa turística cujo conteúdo é composto por três iguarias típicas de Mortágua mas em versão mini: o Pastel Juiz de Fora, o bolinho de Cornos (vulgarmente conhecido por Cornito) e o Pastel de Lampantana. Para além destes três produtos, a caixa possui códigos QR (tipo código de barras) que dão acesso a diversas áreas de interesse turístico do concelho, tais como gastronomia, alojamento, percursos naturais. “Queremos promover o concelho, bem como a sua gastronomia, os pontos de interesse, mostrar a sua cultura, o seu passado histórico, as suas paisagens, ajudando também a criar novos postos de trabalho e a dinamizar a economia local”, explicaram os “jovens empresários”.

Este projeto irá representar Mortágua na Expo Empresas, a final intermunicipal que terá lugar em Mortágua no dia 27 de maio, integrada na ExpoMortágua. A Expo Empresas é uma novidade da edição deste ano, uma vez que o desafio foi lançado a turmas e não a equipas de alunos (como nos anos anteriores), e o objetivo é criar a sua própria empresa.

O Município de Mortágua, recorde-se, foi o vencedor do concurso da CIM no ano transato, ao nível no 3º Ciclo, ganhando assim o direito a receber este evento.

Ao nível do Secundário o grande vencedor foi o projeto Smart Pharm Bootle, uma ideia desenvolvida pelas jovens Rita Matos, Ana Silva e Rafaela Fernandes, do 10ºA, e com orientação da Prof. Liliana Santos. A ideia de negócio consiste num recipiente em formato de garrafa, constituído por sete compartimentos, um para cada dia semana, possuindo ainda um relógio programável que avisa quando é chegada a hora de tomar a medicação. Além disso, o exterior do recipiente possui indicações em braille com os dias da semana e das refeições. “O Smart Pharm Bootle" surgiu devido ao aumento do número de consumidores regulares de medicação e também devido à necessidade de manter essa medição organizada e não falhar na sua toma”, explicaram os jovens autores da ideia. O produto destina-se ao público em geral, mas foi pensado sobretudo para idosos, pessoas cegas, surdas ou com problemas de memória, bem como pessoas cuidadoras de doentes. A inovação, dizem, está no sistema de alerta, algo que não é comum em produtos semelhantes. Este projeto vai agora concorrer à final intermunicipal, que terá lugar em Tábua, nos dias 1 e 2 de abril.

O júri do concurso foi constituído por Paulo Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, Profª Maria José Pinto, Subdiretora do Agrupamento de Escolas, e Rui Gomes, Administrador da empresa Gomair.

O Concurso Municipal de Empreendedorismo envolveu, numa primeira fase, 13 turmas e um total de 285 alunos do Agrupamento de Escolas, até chegar aos seis projetos finais, em que participaram cerca de meia centena de jovens. Os Docentes também estiveram envolvidos nos projetos, cabendo-lhes a sua orientação.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, marcou presença na sessão, e felicitou todos os alunos, frisando que o mais importante foi chegar a este momento. “Todos sabemos que só há um vencedor por cada nível de ensino, mas o mais importante foi terem chegado aqui. Todos vós já sois vencedores, pela vossa participação, criatividade, pela qualidade dos projetos, pela coragem de estarem aqui a fazer a vossa apresentação”.

Júlio Norte afirmou que, mais uma vez, os jovens surpreenderam com “ideias fantásticas” e que qualquer uma delas podia ser um digno vencedor. Dirigiu ainda agradecimentos ao Agrupamento de Escolas, na pessoa do seu Diretor, pelo trabalho, dedicação e empenho em torno deste projeto de empreendedorismo nas escolas, que tem produzido excelentes resultados. Júlio Norte deixou uma mensagem aos jovens para que sejam empreendedores, arrojados e não tenham medo de arriscar, e lembrou o exemplo de mutos jovens do concelho que começaram muito cedo a empreender, e hoje são empresários de sucesso. E finalizou desejando as maiores felicidades aos dois projetos que irão representar o Município de Mortágua no concurso intermunicipal.

Todos os participantes receberam um diploma de participação e lembranças, oferecidas pela CIM. Os vencedores receberam ainda prémios: vale de 100 euros para a turma vencedora do 3º Ciclo, e vale de 75 euros para cada elemento da equipa vencedora do Secundário. O Município ofereceu vouchers de entrada no cinema e nas Piscinas para todos os participantes.

A sessão de apresentação contou ainda com um momento musical a cargo de Rafaela Monteiro e Mateus Saldanha, alunos do Agrupamento de Escolas, que interpretraram vários temas, incluiundo o tema “City of Stars” do filme La La Land.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município promoveu Ação de Formação sobre prevenção e vigilância da vespa velutina2017-09-21
Ciclismo. Francisco Campos, da equipa Miranda -Mortágua, convocado para os Mundiais de Estrada 2017-09-18
Ecovia do Mondego apresentada em Mortágua. Via ciclável pretende ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.2017-09-13
Mortágua, Mealhada e Penacova comemoram 207 anos da Batalha do Bussaco2017-09-13
Infraestruturas de Portugal tem Estudo Prévio para suprimir passagem de nível do Coval. Propõe passagem superior (viaduto) como solução técnica.2017-09-12
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10
Biblioteca Municipal exibiu curtas-metragens sobre o fenómeno da migração em Macau2017-08-09
Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio2017-06-20


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site