Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
março de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Município requalifica acessibilidades a pensar nas pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

2017-03-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua tem vindo a realizar intervenções de requalificação no espaço público e equipamentos municipais, tendo como objetivo promover a acessibilidade e mobilidade para todos, pensando em especial nas pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

As primeiras intervenções foram executadas nos arruamentos da Vila, nomeadamente através do nivelamento dos passeios junto às passadeiras. Recentemente foi também concluída a intervenção de requalificação dos sanitários públicos, situados junto ao largo 5 de Outubro.

Além da melhoria geral das instalações e equipamentos, uma das principais alterações foi a criação de uma divisória específica e adaptada para pessoas portadoras de deficiência e a respetiva rampa de acesso.

O edifício da Câmara Municipal encontra-se também apto a receber pessoas com mobilidade reduzida. Um elevador exterior permite o acesso ao gabinete do Presidente da Câmara, aos gabinetes dos Vereadores, a vários serviços municipais, bem como ao Salão Nobre, onde se realizam as sessões da Assembleia Municipal.

“É um plano que estamos a desenvolver de forma gradual e que corresponde a uma prioridade social que foi definida por este Executivo desde o início do mandato, que é proporcionar a acessibilidade para todos. A área da deficiência é-me particularmente sensível, até pelas funções que exerci na Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, mas também para a Câmara Municipal”. E acrescenta: “Sabemos naturalmente que ainda não está tudo feito e é nossa intenção intervir noutras zonas que ainda carecem de requalificação. Mas acima de tudo temos consciência da importância que estas intervenções no espaço público representam para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão e plena cidadania das pessoas que possuem limitações em termos de mobilidade físico-motora”.

Hélder Gomes, 78 anos, residente na Vila, portador de uma limitação física nos membros inferiores, teve a oportunidade de utilizar o elevador do edifício da Câmara Municipal, e mostrou-se radiante, pois pensava que nunca mais teria a possibilidade de se deslocar aos Paços do Concelho.

“Foi uma excelente ideia e uma grande ajuda para as pessoas que têm o mesmo problema que eu tenho. Agora já posso vir aqui à Câmara para tratar pessoalmente de algum assunto, para falar com o Senhor Presidente, estou muito contente”. E lembra uma conversa que teve com o Presidente da Câmara: “Uma vez falei com o Senhor Presidente sobre este problema, das dificuldades que eu e outras pessoas sentiam quando queríamos deslocar à rua. Na altura disse-me que ficasse descansado, que era um dos assuntos que iria resolver. E de facto resolveu o assunto, por isso tenho de lhe dar os parabéns”.

Acompanhado por uma das suas filhas e pelo Presidente da Câmara Municipal, Hélder Gomes pôde entrar no gabinete do Presidente da Câmara e até tomar um café no bar, situados no piso superior do edifício. Teve ainda oportunidade de conhecer as novas instalações dos sanitários públicos, que estão adaptados a pessoas na sua condição.

“Com estas alterações que foram feitas, eu consigo vir da minha casa, que é na Gandarada, até aqui ao centro da Vila, com facilidade”, diz. No entanto, lembra que ainda há algumas zonas pontuais onde sente alguma dificuldade em circular, e lamenta que alguns serviços públicos locais, como a Segurança Social e as Finanças, e alguns equipamentos como a Igreja Matriz, não estejam ainda preparados para receber pessoas na sua condição física.

Clara Gomes, filha de Hélder Gomes, confidenciou que estas intervenções urbanísticas contribuem imenso para melhorar a qualidade de vida do seu pai, permitindo uma maior autonomia, e salienta que os benefícios são também psicológicos.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
Palestra sobre a 1ª Guerra Mundial pelo Coronel Luís Albuquerque2017-03-16
Coral Juvenil Sílvia Marques está a comemorar 25 anos de atividade2017-03-14
Concurso Municipal de Empreendedorismo já tem vencedores (3º Ciclo e Secundário)2017-03-14
Município comemora 140 anos do nascimento de Tomás da Fonseca2017-03-14
Torneio de Futsal Interassociações conta com a participação de 12 equipas2017-03-09
Concerto de Natal constituiu ponto alto da celebração da quadra natalícia2016-12-28
Musical “CINDERELA” encantou crianças e adultos, num espectáculo para toda a família 2016-12-20
Festa de Natal da Escola Básica de Mortágua. Municipio ofereceu livros como prenda de Natal.2016-12-20
Lenda do Juiz de Fora já tem livro em Banda Desenhada 2016-12-19
Mercadinho de Natal coloriu e animou a Praça do Município2016-12-12


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site