Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
abril de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Velo Clube do Centro apresentou equipas de ciclismo Sub-23 e BTT

2017-03-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 25, no Centro de Animação Cultural, a cerimónia de apresentação oficial da equipa de ciclismo Sub-23 do Velo Clube do Centro para a época 2017. A cerimónia contou com a presença de cerca de centena e meia de pessoas, entre as quais se encontravam amigos, familiares dos atletas, patrocinadores, além de adeptos do ciclismo.

Na apresentação marcaram presença o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, a Presidente da Direção da Associação Regional de Ciclismo de Viseu, Ana Paula Tomás, Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, entre outros convidados.

A cerimónia serviu de cartão de apresentação da equipa de ciclismo de Estrada Sub-23, que este ano conta com novas cores, novo patrocinador e uma equipa muito renovada. Um a um foram chamados ao palco os dez ciclistas que integram a formação da equipa Miranda-Mortágua, a saber: Fábio Mansilhas, Francisco Campos, Gonçalo Carvalho, Hugo Nunes, Iúri Leitão, João Antunes, Jorge Magalhães, Luís Cunha, Sebastião Ramos e Xavier Silva. A equipa técnica é formada por Pedro Silva (Diretor Desportivo), Carlos Ribeiro (Mecânico) e Daniel Sousa (Massagista).

Foi também dado a conhecer o calendário de provas em que a equipa vai participar na presente temporada, que além das provas nacionais mais emblemáticas, inclui ainda duas provas no país vizinho, a Volta à Corunha e a Volta à Galiza. A cerimónia serviu ainda para apresentar os dois grandes eventos desportivos que o Clube vai organizar, já com forte tradição no panorama velocipédico. O primeiro dos quais é a 10ª Maratona BTT de Mortágua, que terá lugar já no próximo dia 26 de março. O segundo é o Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, que este ano irá realizar-se mais cedo, no dia 25 de Abril (feriado), e não como habitualmente no mês de Agosto. A prova irá ser pontuável para a Taça de Portugal de Elites e SUb-23.

Além da equipa de Sub 23 foi apresentada a equipa de BTT do clube para a época 2017, que conta com nove corredores: Filipe Lopes, Jorge Antunes, José Lopes, Luís Abrantes, Nuno Rodrigues, Patrice Pouivet, Rúben Almeida, Rui Santos e Rui Oliveira.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, destacou a aposta que o Velo Clube do Centro tem feito na formação, preparando e lançando corredores para os campeonatos profissionais. Um exemplo ”inspirador e estimulante”, que além do mais tem produzido bons resultados.

E sublinhou a vitória de Francisco Campos, atleta do clube que ganhou a Prova de Abertura (para corredores de Elite e Sub23), afirmando que esse feito não é certamente fruto do acaso, mas de um trabalho rigoroso, treino, orientação, motivação. “Um treinador ir buscar um lote de corredores com 18, 19 ou 20 anos de idade, é um ato de coragem. Era mais fácil ir buscar corredores já com experiência e provas dadas. Mas o mais difícil é formar”, afirmou.

Dirigindo-se ao Diretor Desportivo, Pedro Silva, que foi seu colega no ciclismo profissional, referiu que pertence a um grupo restrito de ex-ciclistas que continuam a dar o seu contributo à modalidade, a ter entusiamo e paixão pelo ciclismo.

Delmino Pereira elogiou a organização do Grande Prémio de Ciclismo e da Maratona BTT de Mortágua, dizendo que se tratam de duas provas de referência, muito bem organizadas.

O Presidente da Federação mostrou-se agradavelmente surpreendido com a qualidade da cerimónia, uma verdadeira lufada de ar fresco no género, acentuou, transmitindo paixão, alegria e energias positivas. Adiantou que já assistiu a muitas apresentações, mas que esta destacou-se em particular, pela inovação, criatividade e profissionalismo, sendo um exemplo a seguir por outros clubes.

Ana Paula Tomás, Presidente da Associação Regional de Ciclismo de Viseu, referiu que já assistiu a várias apresentações de equipas mas nenhuma como esta retratou melhor o que é a evolução de uma equipa e a aposta em jovens atletas, e manifestou a sua convicção de que estes corredores vão alcançar grandes feitos, desejando-lhes boa sorte.

João Miranda, administrador da Miranda & Irmão,Lda, especializada no fabrico de componentes para bicicletas e principal patrocinador da equipa, referiu que a empresa produz para as melhores marcas mundiais e exporta quase a totalidade da produção. Quanto à associação da empresa a este projeto, justificou: “Somos uma marca global, consideramos que também é importante apoiar este projeto na medida em que podemos ter o feedback para uma melhoria contínua dos nossos produtos. Além disso, consideramos também importante apoiar estes jovens talentos com os meios necessários para serem campeões amanhã”.

Pedro Silva agradeceu a presença das Entidades, Patrocinadores e de todos os presentes, frisando que a apresentação era pública, para que todos pudessem conhecer o trabalho que se faz em Mortágua na área do ciclismo, “que está ao nível do que de melhor se faz a nível nacional”.

Referiu que esta apresentação é também um sinal de mudança, de maturidade e renovação do Clube, o começo de uma nova era, com novo patrocinador, novas cores, novos atletas. Sobre os atletas que vai comandar, disse: “É uma equipa muito jovem, de grandes talentos, formada por jovens dedicados, que saem todos os dias para treinar com paixão ao ciclismo”.

Pedro Silva falou do bom começo de época da equipa e considerou que a vitória de Francisco Campos na Prova de Abertura “foi um momento histórico, porque nunca tinha acontecido algo idêntico no ciclismo português”. E sublinhou que esse feito não foi fruto de mero acaso ou sorte, mas antes do trabalho desenvolvido e dos métodos de treino. No entanto, avisou: “Mesmo ganhando às vezes não estamos satisfeitos, há sempre trabalho a fazer, aspetos a melhorar”.

Além desse feito inédito, destacou a chamada de quatro atletas da equipa (Jorge Magalhães, Hugo Nunes, Francisco Campos e Gonçalo Carvalho) ao estágio da Seleção Nacional. “É um motivo de orgulho para nós”, disse.

Pedro Silva agradeceu o apoio da Câmara Municipal, que desde a criação do clube, tem sempre acarinhado e apoiado este projeto.

Referiu ainda que ter como patrocinador uma empresa como a Miranda e Irmão, dá muitas garantias. “É uma marca de referência no fabrico de componentes para bicicletas de ciclismo, com uma larga experiência. Estamos muito satisfeitos e acredito que esta parceria vai ser longa e mutuamente proveitosa”.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, saudou a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Presidente da Associação Regional de Ciclismo de Viseu, e de todos os presentes na cerimónia. E afirmou que era um privilégio ter ao seu lado duas grandes referências do ciclismo nacional (Delmino Pereira e Pedro Silva), enaltecendo o seu exemplo, trabalho e dedicação ao ciclismo.

Felicitou ainda a empresa Miranda, por ter tido o arrojo e a coragem de abraçar este projeto.

Júlio Norte enfatizou o trabalho que o Velo Clube do Centro tem realizado, desde a sua criação, com a aposta em jovens promissores, lembrando que grandes nomes do ciclismo nacional da atualidade passaram pelo Clube e pelo comando de Pedro Silva, sendo hoje atletas de topo. “Foi aqui que começaram, aprenderam, receberam o estímulo para continuar, e por isso lembram sempre o papel do Pedro Silva no seu trajeto”. Um trabalho que tem produzido frutos, traduzido em vitórias individuais e coletivas, títulos nacionais, convocatórias à Seleção Nacional.

E referiu que o Município em boa hora acreditou e apoiou este projeto, que era uma novidade, confiando na competência e liderança do Pedro Silva, que dava garantias de um projeto sério e profissional. E afirmou que Mortágua tem de estar eternamente grato a Pedro Silva, porque foi o mentor e impulsionador deste projeto, ao qual se dedica de corpo e alma.

E salientou o trabalho de exigência e o profissionalismo que caracteriza a forma de ser e de estar de Pedro Silva, “que trabalha, forma e transforma atletas amadores e muitos jovens, em ciclistas de grande qualidade, em campeões”. Isso é possível, porque o “Pedro Silva vive e respira o ciclismo com uma enorme paixão, dedicação e determinação”, acrescentou.

Dirigindo-se aos atletas, Júlio Norte manifestou a confiança de que este grupo vai conseguir ter sucesso: “Nos últimos anos conseguiram-se coisas muito boas, mas penso que este ano estão reunidas condições para que tenhamos uma época extraordinária. Acredito no vosso valor porque têm ao vosso lado uma pessoa que vai potenciar todas as vossas qualidades, como já aconteceu com outros colegas vossos”.

O Presidente da Câmara realçou ainda “a dignidade e a qualidade da cerimónia de apresentação”, e enalteceu a participação da Banda “Cordas Partidas”, de Mortágua, que interpretou algumas músicas e sonorizou a apresentação das equipas, dando um ambiente de gala e de brilho ao evento.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir Envie este artigo a um amigoEnvie este artigo a um amigo

  Outras notícias
Espetáculo “Conchas” encantou Crianças, Pais e Mães2017-04-24
Município aprovou Contas de 2016 com um saldo orçamental positivo superior a 4 milhões de euros. 2017-04-24
A decorrer empreitada de Requalificação do Centro de Saúde. Município comparticipa parte do investimento. 2017-04-21
I Mostra Gastronómica do Borrego2017-04-13
Mortágua tem 4 empresas PME Excelência e 12 PME Líder 2017-04-07
Semana da Leitura promoveu o “Prazer de Ler”, numa organização do Município e Agrupamento de Escolas2017-04-06
Concerto de Natal constituiu ponto alto da celebração da quadra natalícia2016-12-28
Musical “CINDERELA” encantou crianças e adultos, num espectáculo para toda a família 2016-12-20
Festa de Natal da Escola Básica de Mortágua. Municipio ofereceu livros como prenda de Natal.2016-12-20
Lenda do Juiz de Fora já tem livro em Banda Desenhada 2016-12-19


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site