Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  

Partilhar   

Mortágua foi palco da entrega dos “Óscares” da canoagem mundial

2017-02-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua recebeu no passado dia 18, a cerimónia de entrega dos “World Paddel Awards”, que distinguiu os melhores atletas da época desportiva 2016 no panorama da canoagem mundial.

A cerimónia teve lugar no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa e contou com a presença de responsáveis da Federação Internacional de Canoagem, Federação Portuguesa de Canoagem, presidente da Nelo Kayaks, presidente da Visabeira Turismo (patrocinador do evento), antigos atletas campeões olímpicos. O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, e o Vereador Paulo Oliveira, representaram o Município no evento.

Foi a primeira vez que Portugal recebeu este evento internacional, equivalente aos “óscares” da canoagem, que distinguiu atletas e outras figuras ligadas à modalidade que se evidenciaram na época desportiva transata. Numa cerimónia com passadeira vermelha e o glamour das noites de gala, foram entregues oito prémios em diversas categorias, nomeadamente Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminina, Melhor Atleta Júnior, entre outras distinções. Os vencedores foram escolhidos entre vários finalistas, à semelhança dos “óscares” no cinema, e de acordo com a votação do público e dos membros da Academia WPA.

Cada vencedor recebeu o “Golden Paddle”, em troféu que simboliza a união das diferentes variantes da canoagem.

Esta cerimónia foi o ponto alto do Nelo Winter Challenge que decorreu no mesmo dia na Albufeira da Agueira, junto ao complexo turístico do Montebelo Aguieira. A competição, organizada pela Nelo Kayaks, contou com a presença de cerca de três centenas de atletas, oriundos da Europa e doutros Continentes. Entre eles alguns dos melhores canoístas do mundo, incluindo medalhados olímpicos. Entre os nacionais contaram-se atletas olímpicos como Fernando Pimenta, Emanuel Silva e Teresa Portela.

A competição constou de duas provas. Na parte da manhã decorreram provas de contrarrelógio de 1500 metros e à tarde um torneio de 150 metros, disputado em formato de eliminatórias.

Manuel Ramos, dono da Nelo, empresa responsável pelo centro de treino, considera extremamente importante trazer estas grandes realizações da canoagem mundial para Portugal, e para este centro de treino em concreto, que é o maior e mais importante dos centros que a Nelo possui. Este responsável não tem dúvidas de que o centro de treino da Nelo-Montebelo Aguieira é o melhor centro do género existente no hemisfério norte. “ Não há nenhum centro de treino que tenha esta qualidade. O local é fantástico, as condições de estadia são de um hotel de cinco estrelas. Depois há todo um conjunto de serviços que o hotel proporciona em termos da preparação dos atletas, desde a qualidade da alimentação, ginásio, piscinas, além do facto do promotor e responsável por este centro de treino ser uma fábrica de kayaks que é líder mundial”.

Este último aspeto é salientado por Manuel Ramos: “Os atletas têm aqui a possibilidade de utilizar a mesma embarcação que remam no dia-a-dia, nos seus treinos e competições, os outros centros de treino não dão essa possibilidade. Depois a nossa empresa pode apoiar os atletas em tempo real, verificar as acelerações, o comportamento dos barcos, o que dá uma ajuda muito grande na escolha do barco ideal para o atleta e no resultado da sua performance”, explica.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, “é uma honra e um orgulho Mortágua estar associado a um evento internacional desta dimensão que é o segundo maior evento da modalidade depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”. E refere que este evento veio dar ainda mais visibilidade e promoção à escala mundial ao centro de treino do Montebelo Aguieira e às potencialidades do concelho ao nível dos desportos aquáticos. “Nos próximos dias, na imprensa desportiva internacional, na Internet, nas redes sociais, vai falar-se muito de Mortágua por causa deste evento”.

Júlio Norte lembra que o centro de treino do Montebelo Aguieira é hoje conhecido e falado em todo o Mundo. “Os melhores atletas do mundo já passaram por este centro de treino, desde campões mundiais e olímpicos”. A escolha de Mortágua deve-se, na sua opinião, a um conjunto de condições ímpares que os atletas aqui encontram. “Desde logo um plano de água extenso e ótimo para a prática da canoagem, mas também as condições de excelência que o empreendimento turístico do Montebelo Aguieira proporciona aos atletas, a nível de alojamento, alimentação, ginásio, piscina, e outras comodidades, além de poderem utilizar os kayaks da Nelo que são os melhores do mundo. É toda essa qualidade de oferta que torna o centro de treino da Nelo/Montebelo Aguieira único a nível internacional”.

A estadia de um considerável número de atletas, ao longo de vários meses, salienta, tem um impacto muito positivo na atividade do Montebelo Aguieira, mas também na economia local, regional e nacional “São bilhetes de avião, estadias no hotel, visitas à região, compras no comércio local, são muitos benefícios económicos”.

O centro de treino da Aguieira é considerado um dos melhores centros de treino e estágio a nível internacional. Todos os anos, centenas de atletas e dezenas de seleções de toda a Europa rumam à Aguieira, para fazer a sua preparação antes do arranque dos campeonatos. Anualmente o Montebelo Aguieira regista, em média, 20 mil noites, só neste segmento.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro, em 35 medalhas possíveis, 27 foram ganhas com embarcações da Nelo. Quatro em cada cinco atletas utilizaram embarcações da marca portuguesa, que é o maior fabricante mundial de kayaks. Nas últimas seis edições dos Jogos Olímpicos somam 93 as medalhas já “conquistadas” pela Nelo.

 

Vencedores dos World Paddel Awards

 

Professional Industry – John Broe Rasmussen - Vejle (Floating) Kayak Club (Dinamarca). 

Prémio Fundação – Rok RozmanProject Balkan Rivers (Eslovénia)

Melhor Atleta Júnior Nadezhda Makarchenko (Bielorrússia)

Prémio Carreira – John Edwards (Canadá)

Melhor Atleta Sénior Feminino –Renata Csay (Hungria)

Melhor Atleta Sénior Masculino Curtis Mcgrath (Austrália)

Melhor Atleta olímpico Slalom Feminino Maialen Chourraut (Espanha)

Melhor Atleta Olímpico Sprint – Sebastian Brendel (Alemanha)

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bispo da Diocese de Coimbra enalteceu a solidariedade que vem do coração, no final da visita à Unidade Pastoral de Mortágua. 2017-11-15
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua promoveu ação de sensibilização para a prevenção do cyberbullying 2017-11-14
Dia do Diploma distinguiu esforço e mérito dos alunos2017-11-07
Mortaguense residente em Guadalupe recebeu Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas2017-11-03
Bispo da Diocese de Coimbra foi recebido nos Paços do Concelho. Iniciou hoje visita à Unidade Pastoral de Mortágua 2017-11-02
Servidas 2211 doses no Fim de Semana da Lampantana. É o segundo melhor registo nas oito edições do evento gastronómico. 2017-11-15
Turismo Centro de Portugal e CCDRC deram a conhecer medidas de apoio às empresas do setor afetadas pelos incêndios 2017-11-07
Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.2017-09-14
Rali de Mortágua volta a inovar e promete ser ainda melhor que em anos anteriores 2017-09-14
Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco” 2017-08-10


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site