Apresentação - Edição 2014

A crescente procura de produtos de origem florestal, rolaria para pasta e papel, para aglomerado, e para serração, associada à dependência energética dos combustíveis fósseis têm impulsionado uma contínua utilização dos recursos e ecossistemas florestais. Neste contexto, é indiscutível a importância da floresta e de toda a sua fileira, desde a produção, passando pela silvicultura e exploração, como fator de implementação de novos negócios, desenvolvimento de novos postos de trabalho e criação de valor para o País, para a Região e, fundamentalmente, para Mortágua.

Podemos facilmente comprovar o papel das áreas e atividades associadas ao mercado da biomassa, termoeletricidade e pellets energéticos, assim como dos equipamentos de transformação e consumo, enquanto fatores preponderantes de diversificação da economia, do emprego e do comércio, colocando o Concelho de Mortágua na senda do desenvolvimento florestal, afirmando-se como referência a nível nacional.

Por outro lado, os espaços florestais e a água providenciam uma simbiose perfeita entre lazer e meio ambiente, estando o sector turístico a reforçar a importância do cluster da natureza, e da aventura, fomentando o desfrute do mundo rural e consequente valorização dos produtos locais, saberes e sabores. Interessa, por isso, evidenciar a sua importância, promovendo-os como forma de preservação e potenciação de valores genuínos.

Nessa perspetiva, a Câmara Municipal de Mortágua vai realizar, nos dias 6, 7 e 8 de Junho, uma exposição que constituirá uma mostra tecnológica transversal às áreas da floresta, bioenergia, ambiente e turismo e que tem por objetivo ser uma referência a nível nacional e internacional.
Para além da componente de demonstração e exposição de novos produtos, serviços e processos, este evento constituirá também uma oportunidade de negócio e de troca de conhecimentos.

Deixo o convite a todos para visitarem este evento, honrando-nos com a sua presença.
Com os melhores cumprimentos.

PRESIDENTE DA CÂMARA

Engº. José Júlio Norte