Nota Informativa

Expomortágua irá contar com cerca de 240 expositores, um novo recorde de participantes.

A quinta edição da Expomortágua vai contar com cerca de 240 expositores, um novo recorde de participação, mantendo-se a trajetória de crescimento que o certame vem registando ano para ano.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, vai presidir à abertura do certame  que decorre nos dias 25, 26 e 27 de maio, numa organização do Município de Mortágua.

A abertura do certame está marcada para as 14h00, com a presença de várias entidades e convidados, seguindo-se uma visita pelos stands dos expositores.

Ao longo das edições já realizadas a Expomortágua afirmou-se como a maior feira da floresta de Portugal, sendo já uma referência para os agentes e parceiros com assento nos mercados e serviços ligados ao território, à floresta, ao ambiente, energia, turismo e atividades conexas. Mantendo o foco principal nessas áreas com enorme relevância na economia do concelho e da região, a Expomortágua alargou a sua abrangência a outras áreas de negócio, como a indústria, comércio e serviços, com expressão local e regional.

Uma das novidades da edição deste ano é o Pavilhão do Conhecimento, um espaço dedicado a debates e conferências, à partilha e integração de conhecimento entre produtores, empresas, e o meio académico/científico. Este espaço irá acolher o habitual Fórum Florestal de Mortágua, no dia 26, com a presença de vários especialistas, em que serão discutidos dois grandes painéis: Ordenar a Floresta pela criação de valor e Boas Práticas de Gestão Florestal. Um dos oradores convidados é o Eng. João Paulo Catarino, Coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior. A discussão de temáticas ligadas à floresta, ao ordenamento florestal e alterações climáticas ganham hoje maior atualidade e pertinência face às recentes alterações legislativas no âmbito da prevenção estrutural após os trágicos incêndios de Outubro do ano passado.

No mesmo dia, na parte da tarde, haverá um ciclo de conferências sobre a temática da Floresta, Ambiente e Clima, dinamizadas por Universidades e Institutos Politécnicos. O Pavilhão do Conhecimento irá também ser palco de Workshops de Ciência para as crianças e jovens (escolas), e do Exploratório sobre Rodas (Show de Ciência), este para o público em geral. No mesmo espaço estará também patente uma exposição de brinquedos tradicionais gigantes.

O Desporto (Maratona BTT e Trail Expomortágua), o Lazer (diversões para os mais novos), a Animação (concertos e Festival de Folclore), o Artesanato (37 expositores/artesãos) e a Gastronomia (13 Associações representadas com mostra gastronómica), são outros ingredientes que complementam e valorizam a Expomortágua, convidando o público em geral a visitar e a desfrutar de um programa diversificado, para toda a família e para todas as idades. Este ano, a Caminhada Solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro terá também partida do parque da Expomortágua. A Expomortágua será ainda palco da transmissão em direto do programa da RTP, “Aqui Portugal”, no dia 26, com início às 14h00.